Covid: apesar de mudança na testagem, Itu garante que não terá subnotificação

Procura por testes de Covid-19 em farmácias aumentou consideravelmente no início do ano (Getty Images/iStockphoto)

Desde a última segunda-feira (17), de acordo com a  Secretaria Municipal de Saúde, a testagem para Covid-19 passou a ser realizada em pacientes de 1 a 10 dias de sintomas por meio do exame de RT-PCR, com o resultado devendo ser retirado em quatro dias após a coleta na unidade em que o exame foi feito ou de forma on-line, utilizando o login e a senha entregues ao paciente.

A mudança no formato de testagem para a Covid-19 levou a reportagem do JP a questionar a Prefeitura de Itu quanto a possibilidade de subnotificação de casos. Por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura informou que não haverá subnotificação e que todos os testes realizados por unidades particulares, tanto farmácias quanto laboratórios, devem ser notificados à pasta.

O JP também questionou a Unimed Salto/Itu, que, devido à falta de insumos no mercado, está priorizando os testes para pacientes com casos graves. “Nesse momento os testes estão sendo pedidos segundo critérios médicos, ou seja, o médico avalia. A priorização ocorre de forma temporária, devido à falta de insumos no mercado, que tem impactado todas as instituições de saúde”, afirmou o convênio por meio de assessoria.

A Unimed Salto/Itu esclarece ainda que a 

demanda por atendimentos e consultas nos  dois pronto-atendimentos está alta. “Desde o início de janeiro, o número de atendimentos clínicos adultos dobrou: a média tem sido de 500 atendimentos por dia – normalmente a média diária era de 250 atendimentos”.

“Para garantir o melhor atendimento possível aos pacientes, a Unimed Salto/Itu tem um comitê que monitora a situação diariamente, e sempre que necessário realiza alterações nos fluxos de atendimento. Também foi reativada a estrutura de drive-thru, em formato de tenda móvel, para a realização dos testes mediante encaminhamento médico”, destaca a nota.

Nesta semana, a Unimed explicou que lançou aos conveniados o serviço de telemedicina, para ajudar a reduzir as filas e a alta demanda nos pronto-atendimentos. O serviço de telemedicina pode ser agendado online, funciona 24 horas e pode ser acionado inclusive para dúvidas e sintomas de gripe e Covid-19. O link para acesso é www.estacaounimed.com.br.

Farmácias

A reportagem também esteve em contato com farmácias da cidade, que realizam testes para Covid-19. Em uma delas, situada na Rua Floriano Peixoto, a gerente, que preferiu não se identificar, disse que de dezembro para janeiro a procura por testes teve um aumento de 60%. “Nesta semana, devido à procura grande, os testes acabaram e agora estamos aguardando a chegada de uma nova remessa”, explica. Em outra farmácia, situada na mesma via, os testes seguem sendo realizados, com a procura também registrando crescimento desde meados de dezembro. Em Itu, a média de preço dos testes em farmácia é de R$ 120.

Autoteste

Foi adiada para segunda-feira (24) a reunião técnica entre Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso de autotestes para a Coivd-19, no Brasil. O encontro estava previsto para sexta-feira (21).

A análise do pedido do Ministério da Saúde para utilização de autotestes no Brasil está suspensa porque a Anvisa pediu dados complementares à pasta. Segundo integrantes da pasta, a reunião técnica com a Anvisa servirá para obter mais detalhes sobre o que está faltando. Somente após o envio dessas informações é que a Anvisa poderá realizar a votação sobre a liberação de autotestes no país. A decisão depende de maioria simples.

Com o autoteste, o paciente realiza a coleta através da secreção do nariz ou da boca com um cotonete. Na sequência, a haste é introduzida em um processo químico e colocada para a testagem. O resultado está disponível em cerca de meia hora, indicando tanto o resultado positivo quanto negativo para a presença do vírus.