CPFL Piratininga apresenta carro 100% elétrico

BYD e6 realiza 300 km de tráfego sem precisar ter uma recarga em sua bateria/ Foto – Daniel Nápoli

Na última semana, o Jornal “Periscópio” recebeu a visita de uma equipe da CPFL Piratininga, liderada por seu analista de comunicação e membro da diretoria de comunicação empresarial e relações internacionais Francisco Carlos Medina, o qual comentou a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela companhia em Itu e região, além de conhecer as instalações e o funcionamento de cada setor do veículo de comunicação.

Na oportunidade, a CPFL apresentou ainda seu projeto “Emotive”, que tem como objetivo a constituição de um Laboratório Real de Mobilidade Elétrica na Região Metropolitana de Campinas para permitir a coleta de dados reais sobre as diversas aplicações e implicações da tecnologia dos veículos elétricos, possibilitando o estudo e aprofundamento dos impactos reais desses carros para o setor elétrico, além de proporcionar a criação de uma cultura em Mobilidade Elétrica para a Região Metropolitana de Campinas, assim como para o país.

O carro apresentado aos jornalistas do JP foi o e6, da marca chinesa BYD. O veículo é uma mistura de sedã com SUV que conta com uma bateria de longa autonomia, capaz de rodar mais de 300 km com apenas uma recarga. Além da grande capacidade da bateria propriamente dita, isso é possibilitado por conta de um sistema de frenagem regenerativa, que fornece um pouco de força adicional ao carro sempre que os freios são acionados.

Os jornalistas do “Periscópio” puderam trafegar com o veículo por algumas ruas da região central de Itu, comprovando a eficiência do carro que, além de seguro, não traz impacto negativo ao meio ambiente, uma vez que não possui combustível poluente. O veículo também desempenha todas as funções que outros veículos também realizam.

O veículo elétrico também é benéfico economicamente para seu proprietário, uma vez que, sendo 100% elétrico, não necessita de troca de óleo, filtros ou velas. Segundo o estudo da CPFL, o uso dos veículos elétricos traz uma economia de até 84% nos custos com combustível na comparação com automóveis similares a combustão. Segundo dados do Detran.SP, o Estado de São Paulo conta com aproximadamente 3 mil carros elétricos emplacados atualmente. (Daniel Nápoli)