CPFL Piratininga identificou 927 ligações clandestinas em Itu

As inspeções contra fraudes e furtos de energia, realizadas pela CPFL Piratininga em 2021, resultaram em 63,6 GWh de energia recuperada nas regiões de Sorocaba e Jundiaí, o que abasteceria cerca de 29 mil residências por um ano. 76,8 mil inspeções em 22 municípios da região, que identificaram 11,9 mil fraudes, os populares “gatos”. 

Entre as cidades com mais casos de furto de energia estão Sorocaba, com 2.846, Indaiatuba, que teve 1.598 casos, e Itu, com 927 ligações clandestinas desfeitas. Na outra ponta, os municípios com menos casos em 2021 foram Itupeva, com 79, Vinhedo, com 57, e Louveira, que teve 41 casos detectados. 

Ao fazer um gato na rede elétrica, o cidadão coloca em risco não somente a si mesmo e a sua residência ou comércio, mas toda a vizinhança e o sistema elétrico. A rede de energia segue padrões e normas de segurança para a sua construção e manutenção, incluindo as novas ligações de energia. Por isso, somente técnicos da distribuidora podem atuar na rede. 

A energia furtada compõe parte da tarifa de energia elétrica. Ou seja, os clientes regulares, que pagam suas contas em dia, acabam também arcando com o custo de parte da energia que é furtada. Outra parte é assumida pela distribuidora. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. As penas podem chegar a até quatro anos de prisão. Vale destacar também que a ligação clandestina é considerada furto de energia.

As irregularidades também deixam a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor “perdido” é rateado entre todos os consumidores da distribuidora. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes da distribuidora de energia.

Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir de forma sigilosa para o combate às irregularidades, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.