Crea-SP divulga balanço de fiscalização em Itu e região

Conselho já identificou empresas sem registro e ausência de responsáveis técnico sem obras e empresas da região (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) divulgou um balanço da fiscalização realizada em Itu e região entre os dias 13 e 15 de outubro, contabilizando 126 ações de fiscalização. Até o momento, foram apuradas 47 obras e empresas.

Agentes fiscais do Conselho atuaram em seis municípios e tiveram como principal foco empresas de geologia, engenharia química, mecânica, elétrica e civil. Além de loteamentos, obras comerciais e obras em condomínios. A ação na região da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) aconteceu nas cidades de Itu, Salto, Itupeva, Porto Feliz, Cabreúva e Louveira. Na ocasião, a força-tarefa contou com sete agentes fiscais do Crea-SP. Os profissionais fiscalizaram empresas sem responsável técnico,empresas não registradas e empresas paralisadas.

O papel do Conselho é fiscalizar e garantir a presença de profissional habilitado nas atividades da área tecnológica. Com isso, o Crea-SP assegura a proteção da sociedade e demonstra a importância da contratação de pessoas técnicas com o devido registro.

O presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, enfatizou o sucesso da operação, e parabenizou os profissionais que atuaram na região. “A força-tarefa tem como principal característica fiscalizar o exercício profissional em períodos, regiões e atividades pré-determinadas, para proteger a sociedade e afastar pessoas legais de funções técnicas que exigem profissionais habilitados”, disse.

De 2015 a 2020, as ações de fiscalização do Crea-SP aumentaram cerca de 300%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado. A fiscalização do Crea-SP alcançou um total de 217 mil ações de fiscalização em todo Estado de São Paulo.

Este número supera a meta estabelecida pelo presidente, que garantiu 200 mil ações no ano de 2021. “Este resultado é bastante gratificante, pois ressalta o compromisso que o Crea-SP tem com a sociedade e com os profissionais abrangidos pelo Conselho”, completa Marchese.

Instalada há 87 anos,  o Crea-SP é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.