CRIA Brasil relata ‘impeditivos’ para pessoas com deficiência em Itu

Armando Pastoriza durante fala na Tribuna Livre (Foto: Divulgação/Câmara)

Na sessão ordinária desta semana na Câmara de Vereadores, representantes da CRIA (Corredores Reunidos Inclusivos e Adaptados) Brasil usaram da Tribuna Livre para falar sobre o trabalho da entidade – que busca a inclusão das pessoas com deficiência através do esporte – e também mostrar ‘impeditivos’ para os deficientes em Itu.

Armando Pastoriza, presidente da entidade (legalizada desde 2008), esteve acompanhado do fundador da CRIA, Edmar Wilson de Souza, e apresentou vídeos mostrando problemas em acessibilidade em alguns pontos da cidade, como na pista de atletismo do Estádio Municipal “Novelli Júnior”.

Pastoriza relatou que a CRIA possui uma sala dentro do Ginásio “Prudente de Moraes”, que fica ao lado do estádio, e para a entidade seria ótimo treinar naquela pista. Porém, além das questões de acessibilidade, eles relatam que são impedidos de usar o espaço por seguranças do Ituano FC.

O presidente da entidade declarou que não teria problema em utilizar outros espaços (como o Centro de Lazer “Titi”, no Pirapitingui), desde que fosse fornecido o transporte para os paratletas. Hoje, os membros da CRIA treinam no estacionamento da Praça Washington Luiz, que fica em frente ao “Prudentão”.

Outro ponto relatado por Pastoriza foi sobre a cessão de um terreno para a CRIA Brasil montar um “Centro de Convivência para a Pessoa com Deficiência”, porém até o momento não teve notícias sobre o andamento da solicitação. Por último, o presidente da entidade falou sobre problemas de acessibilidade na Rua Floriano Peixoto com a instalação do boulevard.

Segundo ele, a revitalização deixou a situação pior do que era. Em junho, a pedido da CRIA, Ministério Público abriu um inquérito civil para apurar eventual falta de acessibilidade na via. Pastoriza chegou a mostrar recorte de jornal da reportagem do JP sobre o assunto. Ele disse que vai levar até as últimas consequências esse inquérito. Alguns vereadores usaram da palavra para parabenizar o trabalho da entidade e defenderam as pautas levantadas na Tribuna Livre.