Criado em Itu núcleo para dar suporte ao segmento de óticas e fiscalizar abusos

Representantes de óticas se reuniram na sede da ACII/ Foto – Sônia Galvão

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII), Rafaello Lorenzon, recebeu na manhã de 26 de julho os associados do setor de óticas da cidade, fez apresentações e disponibilizou os serviços e espaços da entidade para viabilizar os trabalhos de um núcleo que tem como objetivo dar suporte ao segmento.

Estiveram presentes representantes da OPT Óculos, Óptica Carvalho e Ochialli, Óticas Carol, Ótica Diniz, Ótica Roberto e Ótica Juliana e Antares Imagens, e em comum acordo escolheram Marco Aurélio Santos, da OPT Óculos, para coordenar o núcleo, que traz como ação principal, junto à Câmara Municipal, propor um projeto de Lei Municipal para que a Prefeitura possa fiscalizar os atos ilegais e antiéticos praticados na cidade na área.

Segundo Marco Aurélio, esse núcleo foi inspirado em uma Lei já existente na cidade de Piracicaba/SP, e que vários atos estão previstos dentro da legislação. “Proibir panfletagem, abordagem nas vias públicas para ofertas de planos de saúde, vendas casadas e outros atos antiéticos e ilegais. Já temos o esboço formatado  da Lei, que deverá entrar em votação pela  Câmara ainda no mês de agosto”, concluiu.

Após votação e passando ser Lei Municipal, a fiscalização deverá ser efetuada pela Vigilância Sanitária, que contará com a colaboração dos proprietários de óticas para que denunciem as ações de contravenção.

Outra questão abordada foi sobre a prática da optometria (técnica ou prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração do grau e prescreve lentes ou exercícios apropriados, sem a necessidade de utilizações medicamentosas ou intervenções cirúrgicas). A optometria está proibida em Itu e em várias outras cidades do Estado de São Paulo.

O núcleo busca uma situação mais ética sem gerar polêmica e, sim, proporcionar um atendimento justo entre as óticas, com qualidade e segurança para os clientes usuários de óculos.