Cuidados com aquário de água doce

Dentre cães, gatos, pássaros e lagartos, ter peixes como animais de estimação não é novidade. Os peixinhos são pequenos, ocupam pouco espaço e são uma companhia a mais.

A criação de peixes em espaços delimitados foi iniciada há milênios, pelos Sumérios, por volta de 3.000 a.C. Esse povo vivia às margens do rio Tigre e Eufrates e criavam açudes para facilitar a alimentação. Com essa prática, eles descobriram a função terapêutica da observação dos peixes. O aquário como conhecemos hoje em dia surgiu alguns séculos depois.

Todo aquário precisa de um filtro externo. Esta é a peça mais importante para a manutenção do aquário, já que ela é responsável por bombear a água, oxigená-la e manter bactérias capazes de eliminar impurezas. Dessa forma, o filtro fica responsável pela limpeza do aquário e a  manutenção da saúde dos peixes de água doce.

A decoração do aquário também é muito importante, pois além de deixar o aquário mais bonito, os peixes podem se sentir melhores, já que a decoração pode tornar o ambiente do aquário mais parecido com um ambiente natural. Pedras, areia, esconderijos e plantas artificiais são vendidas para essa ambientação. Na hora da compra é preciso ter atenção na qualidade dos objetos para não prejudicar os animais. Evitar objetos pontiagudos, de ferro que possam enferrujar ou de plástico são cuidados importantes.

A quantidade de peixes também deve ser compatível com o tamanho do aquário. Não adianta economizar no aquário, no filtro externo ou na decoração para comprar a maior quantidade de peixes de água doce  possível. É preciso levar em conta o tamanho dos peixes, do aquário e o espaço disponível para eles.

A manutenção e limpeza do aquário são de suma importância. O mais correto é retirar metade da água e repor a mesma quantidade com água limpa. Se nessa troca perceber que o líquido está um pouco turvo, algo pode estar errado com o filtro. No ato da compra do peixe, questionar ao vendedor se tal espécie precisa de adaptador à temperatura, já que alguns peixes só podem ser colocados no aquário após a água destes passar por tratamento breve de temperatura, é importante.