Cuidados com a bateria do automóvel

Confira algumas dicas para você não passar apertos, como ter a bateria de seu carro pifando com ele em funcionamento

Utilize somente produtos compatíveis com a bateria do carro/ Foto – Divulgação

Você sabia que a bateria do carro pode pifar mesmo com o veículo em funcionamento? Não se assuste, pois isso é mais comum do que parece. Em alguns casos, a bateria deixa o condutor do veículo na mão na primeira partida do dia. Em outros casos, ela pode dar o primeiro arranque e em seguida estragar.

É importante saber que toda bateria tem um limite de vida útil; além disso, é um equipamento que apresenta algumas conexões entre vários componentes, e quando essas conexões se rompem, a bateria para de funcionar. Para evitar que isso ocorra, confira algumas informações interessantes e fique por dentro do assunto.

Se você está com dificuldades para dar partida no veículo, saiba que esse é um dos indícios de que a bateria não está em perfeitas condições. Caso sinta essa dificuldade, busque imediatamente por um mecânico de sua confiança, pois nem sempre o problema está na bateria.

Somente com uma análise aprofundada que é possível diagnosticar o problema. Há uma peça responsável por recarregar a bateria, conhecida como alternador, e esta também pode provocar uma parada repentina na bateria. Portanto, é de extrema importância ficar atento.

 

Cuide da bateria do seu carro

Primeiramente, para que os problemas com a bateria sejam evitados, é importante que o motorista observe o prazo de troca recomendado pela montadora. Além disso, é imprescindível ficar de olho na corrente de stand by.

Mesmo não estando em movimento, o veículo consome energia da bateria com equipamentos eletrônicos que nunca desligam, como alarme, rádio e a central de injeção eletrônica. Recomenda-se retirar a parte da frente do rádio quando não estiver usando o aparelho. Assim você economiza energia.

Evite deixar os faróis ligados enquanto o carro estiver desligado, já que essa prática pode contribuir para o desgaste precoce da bateria. E lembre-se: utilize somente produtos compatíveis com a capacidade da bateria do carro. (Blog Ituran)