Cuidados com os vidros do seu carro

Detalhes podem fazer toda a diferença, desde a segurança de condutores e passageiros até aplicação de multa

 

Mudanças bruscas de temperatura são um dos fatores que prejudicam vida útil do vidro

Fatores como mudanças bruscas de temperatura, utilização inadequada do ar condicionado ou detritos lançados por veículos podem prejudicar os vidros do seu carro.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para cuidar dos vidros de seu veículo da melhor maneira e também explicar quando contar com o seguro para ressarcir despesas de eventuais trocas ou manutenções desses itens.

Primeiramente, é preciso saber que, no mercado, existem dois tipos de vidro que são aplicados nos automóveis: o temperado e o laminado. O primeiro passa por processos de aquecimento e resfriamento, tornando-se mais rígido e automaticamente tendo maior resistência a quebras por impacto. Este tipo de vidro é mais encontrado nas laterais dos veículos nacionais fabricados a partir de 1994.

Quanto ao laminado, este é formado por várias camadas, separadas por películas plásticas. Essa composição faz os vidros mais resistentes e flexíveis, impedindo a formação de estilhaços quando quebrados, evitando cortes e outras lesões aos motoristas e passageiros. Esse vidro geralmente é encontrado no para-brisas dos carros.

 

Conservação

Uma das dicas para prolongar a vida útil dos vidros é mantê-los sempre limpos, utilizando produtos que não contenham abrasivos, solventes, amoníaco ou cloro (como a água sanitária). Geralmente, os vidros do veículo podem ser lavados com água e sabão neutro, álcool ou produtos criados especialmente para essa finalidade.

Outro ponto importante é evitar direcionar diretamente o ar condicionado para os vidros, principalmente depois de um longo período de exposição ao Sol, já que o choque térmico pode gerar trincas e rachaduras, que aumentam com o passar do tempo.

Caso você encontra tais falhas nos vidros de seu carro, deve imediatamente procurar uma oficina credenciada pelo seu seguro auto.

 

Multas e seguro

Conservar os vidros não é só essencial para a segurança como também para evitar multas de trânsito, já que trincas e “fraturas” na região de visão do motorista são consideradas infrações, com o condutor do veículo podendo ter apreendido o documento do carro até que o para-brisas seja trocado, por exemplo.

Caso seja necessária a troca dos vidros, um bom seguro cobre este tipo de dano, dependendo da apólice contratada. A melhor maneira de fazer um bom negócio nesse sentido é fazer uma cotação online. (Daniel Nápoli)

Fotos – Divulgação

2 comentários em “Cuidados com os vidros do seu carro

Os comentários estão desativados.