Cuidando-se bem na Melhor Idade

Como já diz a palavra “natural”, não tem como fugir dele. A melhor maneira de encarar o envelhecimento seria as pessoas tomarem consciência que é inevitável, viverem cada fase da vida da melhor forma que puderem e – por que não – fazer uso da cosmética, retardar os seus efeitos e, principalmente, cuidar muito bem de sua mente e de sua alma. E assim viver muito bem a fase da Melhor Idade. Uma grande armadilha é não assumir a idade, não assumir que estão ocorrendo mudanças no corpo porque daí fica difícil mesmo ser feliz.

Use e abuse da cosmética e dos procedimentos estéticos, mas mantenha o seu bom senso. Assuma a sua Melhor Idade e as mudanças que ela fará na sua vida. Uma das mudanças que ocorre é nos cabelos e na pele. Os cabelos perdem a coloração e a pele do rosto e do corpo tende a ficar mais ressecada.

Os fios brancos aparecem geralmente entre 35 e 45 anos de idade em homens e mulheres, mas podem dar sinais até mesmo aos 20 dependendo da predisposição genética de cada pessoa; os fios brancos são causados pela queda da produção de melanina que ocorre naturalmente quando envelhecemos devido a um processo chamado de apoptose, ou seja, a morte dos melanócitos, células produtoras de melanina. Além disso, fatores como estresse, deficiências hormonais e nutricionais também podem contribuir para o surgimento precoce dos fios brancos. 

Logo, o aparecimento dos fios brancos é inevitável. Por isso, quando surgem, a melhor estratégia não é combatê-los e sim entender como tratá-los para que se mantenham saudáveis e bonitos, já que estes têm propriedades diferentes dos cabelos que ainda possuem cor. Por isso, se você decidir assumir seus brancos, o primeiro passo é esperar. Isso porque não existem maneiras de tornar seu cabelo completamente grisalho do dia para a noite. 

Mas, se os fios brancos começaram a aparecer e você ainda não quer assumi-los não é necessário mudar sua rotina de beleza com os cabelos. Já com relação a coloração para cobrir os grisalhos, o ideal é que seja feita quando seu cabelo está cerca de 30% branco. Depois, se decidir por cobrir os brancos, é fundamental escolher o tipo correto de tinta. Se seus cabelos já estão predominantemente brancos, a coloração permanente é a ideal. Já se você conta com uma quantidade menor de fios grisalhos, a coloração semipermanente já é o suficiente. 

Outra alternativa é fazer uma balayage, o que vai camuflar os fios brancos e fazer com que pareçam luzes, tornando o visual do cabelo mais natural. Por fim, é importante lembrar que assumir os cabelos brancos ou não é uma escolha sua. Apenas saiba que você tem opções, afinal, ao contrário do que pensam, é possível sim que os fios brancos cresçam saudáveis, bonitos e com aparência chique.