Cultura peruana é tema de exposições fotográficas em Itu

Caminho Inca e culinária peruana é tema de exposição de fotos no Espaço Ituano de Turismo e Cultura/ Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

Toda população está convidada a prestigiar gratuitamente as exposições fotográficas “Machu Picchu: A cidade perdida dos Incas” e “Delícias Culinárias do Peru”, ambas no Espaço Ituano de Turismo e Cultura, na Praça da Matriz, 118, Centro. As exposições, trazidas para a cidade por meio do Consulado Peruano, contam com imagens do caminho Inca Qhapaq Ñan e também da culinária típica local.

Composta por 80 fotos, a mostra, elaborada em 2005, aborda esses trajetos contando também um pouco da história do povo Inca. As imagens são de diversos fotógrafos e têm curadoria do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

A famosa rota que une a cidade de Cuzco, no Peru, ao sítio arqueológico de Machu Picchu é uma parte mínima do grande sistema de vias do império incaico denominado Qhapaq Ñan. O caminho principal envolve diversos países em mais de cinco mil quilômetros de extensão. Em termos de patrimônio arqueológico, é o maior monumento que se conhece no continente americano, compartilhado por cinco países andinos. Nessa rota hoje vivem comunidades de agricultores, pastores, mineiros e pescadores.

Já a mostra “Delícias Culinárias do Peru” tem como objetivo ampliar o conhecimento dos visitantes sobre a rica gastronomia peruana. As fotos trazem 20 imagens de pratos tradicionais do país, como ceviche, polvo à oliva, rocoto recheado, lombo salteado, cabrito do norte entre outros. A mostra pode ser visitada até o dia 20 de fevereiro de 2019, durante todos os dias da semana, das 8h às 17h.