Curso de Cinema do CEUNSP se destaca por produções e premiações

O curso de Cinema do Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio (CEUNSP), instituição que pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, vai terminar 2021 com a participação em diversos projetos culturais, e inclusive, com premiações internacionais. O curso é ministrado no campus Salto, e dispõe da coordenação da docente Me. Lilian Solá Santiago, que orienta a realização de filmes de curta metragem da Kimera Filmes, a produtora experimental do CEUNSP.

A cineasta foi premiada recentemente, em setembro, pelo fundo William Greaves, pela produção do documentário “Quase da Família”, que refletiu a existência a partir do ponto de vista de mulheres Negras empregadas domésticas no Brasil. A programação foi uma iniciativa da Firelight Media, empresa sem fins lucrativos fundada pelo cineasta Stanley Nelson e Marcia Smith, de Nova York, nos Estados Unidos, e que foi criada para auxiliar cineastas em pesquisas e produções audiovisual, sobretudo aos que foram afetados pela pandemia.

Lilian, que é pesquisadora, é também a organizadora do Festival Curta Salto – Festival de Cinema de Salto, que chegou em 2020 a sua sétima edição. A docente avalia, que no CEUNSP, os ingressantes no curso são incentivados, desde a primeira semana de aula, à produzirem conteúdos em audiovisual, e são orientados e acompanhados em participações nas competições externas à comunidade acadêmica.

Como exemplo, Lilian aponta a premiação de alunos e ex-alunos no Edital “Vacina Cultural”, de Salto, o qual é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Salto. Os trabalhos roteirizados a partir do CEUNSP foram: “Oficina de Fotografia Cinematográfica – primeiros passos”, de Amarildo Rodrigues, “Silencio no Set”, de Henrique de Souza e “Vidas em Papel”, da formanda Karen Takahara, e receberão um aporte financeiro público para ser produzido e divulgado.

Outra importante premiação alcançada foi da ex-aluna Monica Ogaya, que foi contemplada pelo PROAC-SP para a produção do filme documentário de Curta-Metragem “Pai, volta logo”. Monica receberá o apoio de R$ 50.000,00 para realização do projeto. Para Lilian, o curso de Cinema do CEUNSP tem grande relevância regional e nacional, haja vista as produções que realiza e das premiações que participa, sempre a partir de seus alunos e docentes.

“Incentivamos a participação nos mais diversos concursos culturais. Isso só é possível porque os nossos alunos aprendem desde o primeiro semestre da graduação a prática da produção audiovisual, com a realização de filmes, videoclipes e documentários, inclusive em película cinematográfica, sempre com muito enredo e incentivo à pesquisa e à leitura”, avalia.

Outro fator, segundo a cineasta, é que a estrutura do curso dispõe de um estúdio de cinema com mais de 200 metros quadrados e de equipamentos profissionais, como câmeras em alta definição e computadores de última geração, o que contribui para a formação acadêmica dos alunos e facilita essas produções.