De cabeça fria: entenda as vantagens da estação para cuidar dos fios corretamente

SONIA 1

Por Ana Luísa Tomba

Nada como aproveitar os dias frios para tirar do guarda-roupa aquele cachecol guardado, as botas, a touca… Mas será que é possível ficar maravilhosa assim como a mulher da foto? Com algumas pequenas mudanças de hábito, ter o cabelo e a pele do jeito que quer é sim, muito possível!

Neste período, é comum (e mais gostoso) tomar banhos mais quentes. A alta temperatura da água retira o óleo do couro cabeludo, responsável por proteger os fios. A retirada desse óleo natural faz com que o cabelo fique ressecado e fraco – é uma mudança tão perceptível que na hora de pentear ou escovar as madeixas, verifique se há uma queda de fios menores que o comprimento do seu cabelo e que não possuam uma das pontinhas esbranquiçadas. Essa queda é resultado da quebra do fio, que também fica mais fino, causando as pontas duplas. No entanto, a raiz pode se comportar de outro jeito: em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade e, por isso, os cabelos podem estar com aquele aspecto engordurado.

Além disso, é muito mais comum a queda de cabelos nesse período, mas é preciso ficar atento para os motivos que ocasionam o fenômeno: se os cabelos passam a estação inteira caindo e continuam no mesmo ritmo de perda depois, é muito útil procurar um dermatologista, porque, apesar de ser uma época que se espera essa queda (que nada mais é que uma troca de fios, ou seja, eles crescerão de novo), também pode ser um problema hormonal ou de equívoco na hora de cuidar dos fios.

Aproveite!
Sônia Zacharias é proprietária de um salão de beleza há quinze anos e conta que a época é de hidratação. “Na verdade, os clientes vêm para recuperar os danos causados pelo verão. É muita exposição ao sol, muito cloro da piscina, sal da água do mar… Agora é época de salvar o cabelo”. Conta a especialista. Alexandre Martins, consultor do salão de Sônia, completa: “O cabelo vem agredido para cá. No inverno, a pessoa procura mais a hidratação para que no próximo verão, o cabelo aguente toda a ‘agressão’ de novo. O inverno é o respiro para o cabelo”.

Selagem, botox, cauterização, hidratação e até mesmo coloração: esses são os procedimentos mais procurados nesses três meses. “Os clientes também preferem mudar a cor do cabelo agora. Eles adquirem cores mais frias, como chocolate, marrom, preto… Técnicas como as luzes e mechas são deixadas para o verão”, comenta Sônia.

O salão de Sônia traz uma novidade que vem crescendo em popularidade e satisfação, além do requinte: hidratação de ouro! “É o S.O.S. do cabelo”, define a cabeleireira. A hidratação de ouro é o que tem de mais novo no mercado e promete salvar cabelos que poderiam ser considerados “casos perdidos”, segundo Alexandre.

Ao contrário do que se conhece, a queratina em excesso, proporcionada pela técnica da cauterização, não “salva” o cabelo. Sônia conta que a substância tira a elasticidade do fio, deixando-os quebradiços e sem vida. No frio, esse cenário piora, por isso é importante saber com um profissional qual o melhor procedimento para o seu cabelo.

A empresária deu algumas outras dias para enfrentar os dias frios com mais facilidade: “Jamais prenda, durma ou use chapéu enquanto o cabelo estiver molhado; usar um pouco de talco ou xampu seco para secar a oleosidade é uma boa opção; lavar o cabelo diariamente não estraga os fios; hidrate sempre com um profissional. Cada cabelo tem suas particularidades”, orienta Sônia.

8 dicas para proteger as unhas e a pele no inverno:

  • No banho: água morna é a melhor opção. Mas se você é o tipo de pessoa que não consegue de jeito nenhum abrir mão da água quente, opte pela chuveirada rápida! Cronometre dez minutos, no máximo, e evite buchas.
  • Adote sabonetes neutros ou líquidos que contenham vaselina. Eles hidratam ainda mais a pele.
  •  Ingerir morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, brócolis, repolho e cenoura ajuda a prevenir o ressecamento da pele e a escamação das unhas.
  • A boa e velha água é essencial para a hidratação, evidentemente. Dois litros ao longo do dia é o bastante.
  • Tire uma hora do seu final de semana para encher as mãos e os pés com creme hidratante e enrolar com insulfilm, para evitar aquela pelinha levantada ao redor das unhas. O resultado é certo!
  • Não dá para esquecer a famosa manteiga de cacau nessa estação, principalmente. Os lábios ficam rachados, podendo até sangrar. Outras opções: protetores labiais que contenham cera de abelhaou de carnaúba, vitamina E, vaselina, aloe vera e óleo mineral.
  • Outros ingredientes para hidratar e amaciar são bem-vindos:óleo de amêndoa, ácido láctico, lactato de amônia e alantoína – procure nos rótulos.
  • O inverno é a época ideal para investir em um peeling químico, que elimina as células mortas da pele, que podem deixar os poros “sujos” e ressecar ainda mais.