De diferentes maneiras, paróquias de Itu realizam celebrações do Corpus Christi

Daniel Nápoli

O Santíssimo Sacramento foi levado por diversas ruas da cidade, com os fiéis sendo abençoados nos portões de suas casas (Foto: Divulgação)

Devido a pandemia do novo coronavírus, as celebrações de Corpus Christi, em Itu, foram diferentes neste ano. Após mais de cinco décadas de tradição, os tapetes confeccionados por membros das paróquias do município, nas ruas centrais, não puderam ser realizados.

As missas foram transmitidas online, com a celebração na Igreja Matriz da Nossa Senhora da Candelária também sendo transmitida virtualmente, mas com a presença de um número limitado de fiéis (foi necessário o uso de senha) para assistir presencialmente ao ato, que contou com os devidos cuidados.

Seguindo com as modificações das celebrações, a procissão foi realizada com os párocos de suas respectivas paróquias em cima de carros, trafegando por diversas ruas da cidade, levando consigo o Santíssimo Sacramento, abençoando os fiéis que se encontravam nos portões de suas casas.

As celebrações tiveram início ainda de madrugada. Na Paróquia de São João Batista, situada no Parque Industrial, membros da comunidade chegaram até a confeccionar tapetes na entrada da igreja.

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, o padre Ton Ferreira, após a missa das 10h, levou o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro, abençoando os paroquianos que se encontravam nos portões de suas residências.

O mesmo foi feito na Paróquia do Senhor do Horto e São Lázaro, no bairro Padre Bento, com o padre Gabriel Vital abençoado fiéis também presentes no entorno do templo.

Também pela manhã, a Paróquia São Cristóvão fez a mesma ação pelos bairros Presidente Médici e Parque Nossa Senhora da Candelária. Já no período da tarde, pela Paróquia de São Judas Tadeu, o Santíssimo Sacramento foi levado pelo padre Júlio de Freitas Alves não só pelo bairro, como passou também por Rancho Grande, Jardim do Estádio e Estrada do Pinheirinho.

Ainda pela manhã, a Paróquia de São José também fez a celebração de missa presencial, com 20% de fiéis e, após, o Santíssimo Sacramento percorreu o bairro Vila São José, Vila Cleto e Vila Santa Terezinha.

A Paróquia de São Camilo de Lellis, também inovou. Além da missa online e a benção nas ruas, foi realizada a “confecção dos tapetes online”, com as crianças paroquianas realizando em casa desenhos que seriam feitos nas ruas e os divulgando por vídeo.

A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, também no período da tarde, levou o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais da cidade, abençoando os féis das mais diferentes idades. Já a Paróquia Sagrada Família, situada no bairro Vila Martins, região do Pirapitingui, apenas celebrou a missa online.

Outra paróquia a promover alterações foi a de São Luiz Gonzaga, do bairro São Luiz, em que a missa foi presencial, com 20% do templo ocupado, não havendo a saída do pároco (Padre Fernando Meira) pelas ruas com o Santíssimo Sacramento.