Defesa de rapaz condenado por matar namorada recorre para diminuição de pena

Danielle tinha 29 anos e foi morta por André em fevereiro do ano passado (Foto: Reprodução/Facebook)

No dia 19 de novembro do ano passado, André Vinícius Silva de Vasconcelos foi condenado a 20 anos de prisão após julgamento no Fórum de Itu, por assassinar a facadas, no dia 16 de fevereiro de 2020, no Jardim Alberto Gomes, Danielle Priscila Ribeiro, de 29 anos.

Agora, a defesa de André Vinícius, que cumpre a pena em regime fechado, recorreu da decisão e quer que a pena seja diminuída, de acordo com informações do Portal G1. A decisão da condenação foi estabelecida pelo juiz Hélio Villaça Furukawa, da 2ª Vara Criminal e do Júri.

O advogado de defesa, Dr. José Maria de Oliveira, entrou com recurso para que duas qualificadoras sejam excluídas (André Vinícius foi condenado com quatro qualificadoras – fútil, crueldade, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio), não querendo que sejam considerados os pontos de que a vítima foi morta sem poder se defender e de meio cruel.

Anteriormente, a Promotoria de Justiça, por meio do promotor de Justiça Dr. Luiz Carlos Ormeleze já havia recorrido para que a pena fosse aumentada. Recordando o caso, no dia 16 de fevereiro de 2020, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de desentendimento entre casal e, ao chegar até o local, as autoridades foram informadas pelo padrasto de Danielle de que ela havia sido agredida a facadas nas costas, cabeça e pulso, sendo que o filho da vítima, uma criança de oito anos, teria visto o ato.

Danielle chegou a ser socorrida com vida ao Hospital São Camilo, porém não resistiu aos ferimentos, falecendo pouco tempo depois de ter dada entrada no local. De acordo com as autoridades, o crime teria acontecido em um quarto, após uma crise de ciúmes de André, que queria que a namorada saísse do WhatsApp.

O suspeito aguardou julgamento na Cadeia Pública de São Roque, local em que se encontrava desde o dia 17 de fevereiro, quando se entregou à polícia. De acordo com informações da Polícia Civil ao Portal G1, o suspeito afirmou às autoridades que “não tinha a intenção de matar” a namorada, dizendo em interrogatório, que queria “apenas machucá-la”.

“A Promotoria aguarda sim que o Tribunal de Justiça aumente a pena do réu pela gravidade do crime, pelas quatro qualificadoras aceitas pelo Conselho de Sentença, agora é uma questão de tempo para ver o que o Tribunal de Justiça irá decidir em relação aos recursos da defesa e da Promotoria de Justiça”, comentou Ormeleze à reportagem do Periscópio. O JP também tentou contato com o advogado de defesa de André Vinícius, porém não obteve sucesso até o fechamento desta edição.