Delegacia Central de Itu resgata foto histórica em sua recepção

Resgate histórico contou ainda com o auxílio do diretor municipal de Patrimônio de Itu, Dr. Emerson Castilho (Foto: Divulgação)

A recepção da Delegacia Central da cidade de Itu conta com uma novidade. Quem ali adentra pode observar a foto do antigo prédio da Cadeia Público do município adesivada na parede.

O prédio da antiga Cadeia Pública de Itu foi um projeto do arquiteto Victor Dubugras (Sarhe/França, 1868 – Teresópolis/RJ,1933), considerado um dos precursores da arquitetura moderna brasileira, equiparando-se no estilo Art Noveau a Gaudí, Horta, Guimard e Mackintosch, de acordo com o diretor municipal de Patrimônio de Itu, Dr. Emerson Castilho.

Este projeto para a Delegacia de Itu dos anos 1920 era situado na Rua Floriano Peixoto, antiga Rua do Comércio, e foi demolido na década de 1960, dando lugar ao atual prédio da Delegacia ituana. A foto original da antiga Cadeia Pública pertence a Jair de Oliveira e data de 1940.

De acordo com a Delegada Titular de Polícia Civil de Itu, Dra. Márcia Cruz, a ideia de adesivar a recepção com a foto partiu dos funcionários Ivana Maura de Souza Gomes e Benedito Celso Teles. “Eles me trouxeram essa ideia, me mostraram a foto da delegacia antiga, eu achei maravilhoso o prédio, achei linda a foto e eu abracei a ideia. Falei com o Luciano do Secom – vice-prefeito de Itu – e ele, um grande colaborador da Polícia Civil, também abraçou essa ideia”, explica a autoridade.

Dra. Márcia acrescenta. “Ficou maravilhoso. Colocamos nesse adesivo uma referência ao arquiteto desse prédio maravilhoso e também a década aproximada que foi demolido o prédio para a construção da delegacia. Queria deixar a recepção mais bonita e o Luciano do Secom abraçou a ideia”.

A delegada faz questão de também agradecer ao Dr. Emerson Castilho. “Foi

ele quem fez uma breve pesquisa e encontrou mais dados a respeito da foto e foi muito atencioso”, conclui. Luciano Ribeiro também comentou. “O apoio às forças policiais do município sempre fizeram parte da cultura do Secom (Sindicato dos Comerciários), que busca proporcionar aos seus associados e a população de maneira geral qualidade de vida e bem-estar”.

“A parceria com a Polícia Civil de Itu já vem de longa data, desde o Dr. Nicolau Santarém que se aposentou recentemente após ótimos serviços prestados a comunidade, passando pelo Dr. José Moreira Barbosa Neto quando esteve respondendo como Delegado Titular da Polícia Civil e agora sob a coordenação da Dra. Márcia Pereira Cruz”, destaca o vice-prefeito.

“Entendemos que é fundamental a parceria com as instituições e procuramos colaborar, em parceria com a Prefeitura de Itu, para criar um ambienta mais harmonioso visando a recepção das pessoas que precisam do apoio da Polícia Civil, e também para todos os trabalhadores que atuam na unidade. Valorizamos a história resgatando alguns fatos e também otimizamos a estrutura com a pintura e reforma de alguns espaços”, acrescenta Luciano.

“Vale ressaltar que também atuamos na revitalização do prédio que abriga o 1º e 3º Distrito Policial, atualmente sob a responsabilidade do Dr. José Moreira Barbosa e Dr. João Luiz Machado, e também na sede da Delegacia da Mulher, além do apoio ao Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar”, conclui Luciano.