DER promete conclusão das obras de duplicação da SP-79 para dezembro

Trecho em duplicação próximo à Vila Lucinda/ Foto – Daniel Nápoli

Após seis anos de início, as obras de duplicação da Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79) deverão ser concluídas em dezembro deste ano. O Periscópio esteve em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para saber a respeito do andamento das intervenções, obtendo esta confirmação.

Iniciadas em outubro de 2012, as obras sofreram uma paralisação em março de 2015 devido a processos de desapropriação que tramitavam em âmbito judicial, sendo retomada apenas em dezembro do ano passado.

 

De acordo com o DER, as obras seguem em andamento conforme o previsto em cronograma. Além da duplicação, estão sendo realizados serviços para a construção de um viaduto no Km 55 e a implantação de três passarelas, que ficarão nos Kms 49,4, 61 e 66.

Nossa reportagem esteve em dois dos três locais em que serão implantadas as passarelas. Em um deles, que ficará entre a Faculdade de Tecnologia “Dom Amaury Castanho” (Fatec) e a Faculdade de Direito de Itu (Faditu), palco de atropelamentos fatais, a notícia agradou em partes. “É muito difícil atravessar para ter acesso, tanto a Fatec como a Faditu, mas não sei se a passarela será solução. Ela ficará entre as faculdades. Em dia de chuva, por exemplo, não sei se os estudantes terão a paciência de realizar um percurso maior”, diz a estudante de eventos Mariana Nunes, de 27 anos.

Para o pintor Paulo Roberto Salles, de 55 anos, a implantação de uma passarela nas proximidades do Centro Administrativo do Pirapitingui será a solução para muitos problemas. “Evitará muitos acidentes, principalmente no início da manhã e à noite, quando o trânsito é grande. Para atravessar é demorado e perigoso, ainda mais para os estudantes”, explica.

A parte final das obras de duplicação foi firmada em um contrato de R$ 14,5 milhões, tendo sido a empresa vencedora da licitação a Souza Compec Engenharia e Construções Ltda.