Descobrindo a dieta Low Carb

A variedade de produtos alimentícios, e as diversas maneiras de consumi-los, nos permite cada vez mais experimentar e testar várias combinações não apenas benéficas para o nosso paladar, mas que fazem bem também quando o assunto é saúde e estética. Neste momento é que entram as famosas dietas. Existem diversos tipos e nomes, cada uma com as suas particularidades que atendem a um determinado público e a determinadas necessidades nutricionais, além de atender também ao aspecto físico como emagrecimento, fortalecimento e ganho de massa corporal.

Uma dieta que vem ganhando cada vez mais adeptos é a low carb. Conhecida e utilizada por quem quer emagrecer, a dieta auxilia não apenas na perda de peso como também no controle de algumas doenças como o diabetes. Low carb significa baixo carboidrato, ou seja, é uma dieta que consiste na redução do consumo de carboidratos, presentes em alimentos como pão, cereais, arroz e todas as massas.

Esse tipo de dieta – feita devidamente acompanhada de um nutricionista –, auxilia na perda de peso porque os carboidratos, quando consumidos em excesso, aumentam a quantidade de gordura corporal, já que a sua principal função é fornecer energia rápida devido a rápida digestão, o que aumenta a disposição logo após o consumo. No entanto, se essa energia não é gasta, ela acaba sendo armazenada no corpo em forma de gordura. Por isso a importância também de incluir atividades físicas na rotina.

Em uma alimentação convencional, cerca de 50% do que é ingerido são carboidratos. Em low carb, propõe-se que este macronutriente componha entre 45% e 5% da alimentação. Assim, o método pode ser feito com o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, no qual o açúcar é absorvido em uma velocidade mais lenta, reduzindo o armazenamento de gordura no corpo. Alguns exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico são batata doce e arroz integral.

Não só o carboidrato, mas a proteína e principalmente a gordura devem ser bem controlados na low carb. Com uma redução de 10% e com a melhora na qualidade do que será consumido, é possível não só um bom resultado, mas também uma reeducação de hábitos alimentares.

Dieta balanceada sem dificuldade
Para ajudar quem busca pelos benefícios da low carb, muitos estabelecimentos têm inovado e se adequado a este tipo de hábito alimentar, fator positivo principalmente para quem não tem tempo de sobra para preparar os alimentos adequeadamente. É o caso da Q-Refeição. “Procuramos através de uma pesquisa de campo com profissionais da área reunir as informações necessárias para montar um cardápio balanceado, rico em proteínas, fibras, vegetais e carboidratos, equilibrando então a necessidade de uma refeição saudável, com o sabor irresistível da nossa comida caseira”, explica o proprietário José Elias Bonatti.

O aumento da procura pelas comidas fitness faz parte não apenas do desejo de emagrecer, mas também da consciência por uma qualidade de vida melhor e mais saudável. “O aumento significativo da obesidade estimulou os brasileiros a cuidarem cada vez mais do corpo e não somente praticando exercícios físicos, mas também através da reeducação alimentar. Portanto, bem-estar e saúde são as palavras-chaves para esse mercado que cresceu significantemente”, ressalta.

O cardápio da Q-Refeição possui diversas opções para todos os gostos, desde ovos mexidos com legumes até panqueca integral de frango. “Nosso carro-chefe sem dúvida são as opções de purê de mandioquinha, carne moída e abobrinha e purê de batata, patinho grelhado e brócolis do cardápio fit”, ressalta o proprietário da Q-Refeição.

Quem experimentou já aprovou, como é o caso da vendedora Jéssica Vanessa da Silva. “Muito boa a comida. E leve! Não tem nada gorduroso. A minha dica é a couve sequinha e o molho de tomate no franguinho bem cozido. É maravilhoso”, diz a cliente que descobriu o restaurante há pouco tempo, mas afirma ter sido “amor à primeira garfada”.

O que fez Jéssica procurar e consumir os alimentos da Q-Refeição foi, além da praticidade, a procura por uma alimentação saudável. “Decidi que precisava melhorar meus hábitos alimentares e perder peso. Através do cardápio, vi que o que eles me ofereciam era visualmente instigante e quando comi descobri que é muito saboroso”.

Exemplo de marmitex low carb oferecida na Q-Refeição, em Itu / Foto: Divulgação

Outros benefícios da low carb
· Previne diabetes: previne o diabetes tipo 2 pelos alimentos de baixo índice glicêmico, que não aumentam o nível de insulina;
· Proporciona saciedade: os alimentos ricos em fibras e gorduras boas proporcionam maior saciedade e, consequentemente, menos fome;
· Melhora da saúde: a low carb é uma estratégia alimentar que auxilia na melhora da saúde como um todo, desde o emagrecimento, até redução do colesterol, triglicerídeos e redução da pressão sanguínea.

(Beatriz Pires)