Desenvolvimento, Trabalho e Renda em Itu

Por Plínio Bernardi Júnior*

 

O Brasil vive ainda os efeitos da crise econômica de 2014. A economia real, nos municípios, tenta reagir à catalepsia em que o país mergulhou, consequência do populismo econômico e da irresponsabilidade fiscal. Entretanto, a conturbada agenda política não sai das manchetes. Para que a economia brasileira comece a reagir, é necessária uma mudança de expectativa nos agentes econômicos (famílias e empresas).      Enquanto a pauta de Brasília não se voltar para a economia real, o desenvolvimento e a vida das pessoas, a retomada do crescimento continuará lenta. Mas enquanto isso, os municípios podem se preparar para o crescimento.

Nas cidades, três fatores farão a diferença na retomada do crescimento: o ambiente de negócios, a infraestrutura e a capacitação de sua população. Durante muitos anos, falou-se de uma situação de pouca transparência em Itu. Por motivos que não cabem nesse texto, as empresas iam para as cidades vizinhas e se afastavam de nossa cidade. Recuperar uma reputação leva tempo, mas etapas nesse sentido estão sendo vencidas.

Com relação à infraestrutura, o planejamento da cidade foi alterado no sentido de destravar algumas atividades e algumas regiões. Recuperação do asfalto (30 km até o final desse ano), construção de novas escolas e creches, três novas unidades de saúde, inauguração da UPA, novo hospital, retomada de obras paradas, como a Praça Periscópio, ginásio do Bom Viver, Projeto Ciclovias, Parque Linear, Trem Republicano, projeto de cidades inteligentes, iluminação e internet pública (em andamento) são exemplos de ações que mostram a seriedade da cidade para receber novos investimentos.

Sobre o ambiente de negócios, diversas reuniões aconteceram com os mais diversos públicos no sentido de construir uma base melhor para nosso crescimento: arquitetos, engenheiros, empresários, comerciantes do centro, lojistas do mercadão, associações de bairros, corretores de imóveis, contabilistas, escolas, faculdades e universidades.

O processo de reconstrução de um ambiente de negócios para uma cidade inteligente não é rápido, mas está sendo feito de uma forma colaborativa, transparente e sólida. Ainda sobre esse assunto, estão sendo discutidas com a sociedade mudanças na Lei de Incentivo a empresas, uma Lei de Inovação, adequações legais que priorizem os pequenos produtores locais de alimentos, permitindo sua regularização para que possam crescer legalizados e com segurança. Hoje, a abertura de uma empresa simples e de baixo risco demora em média dois dias em Itu. Há dois anos esse prazo era de 120 dias. Isso é resultado de uma parceria entre a sociedade e todas as secretarias envolvidas. Isso é notícia e atrai empresas para Itu.

Quando se trata de capacitação para o trabalho, a cidade de Itu retomou e fortaleceu uma parceria com o SEBRAE. Com isso e com a ajuda da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e dos funcionários do PAT, a cidade de Itu já atendeu e capacitou 1607 empresas e formou aproximadamente 600 pessoas desde o início de 2017. Nesse período foram abertas 3292 empresas (na maioria micro empresas). Esses números nunca haviam sido atingidos em Itu, e são motivos para otimismo.

Nada disso é válido quando um pai de família desempregado não tem renda suficiente para levar comida e dignidade para a sua casa. Cerca de 5300 empregos formais foram perdidos entre os anos de 2013 e 2016. Mas em 2018, Itu está entre as cidades do estado que mais recuperou empregos com carteira assinada. Estamos próximos dos 1000 empregos recuperados apenas esse ano, segundo o IBGE. Mas ainda temos muito que avançar para recuperar o tempo perdido.

Como condição final para a geração de emprego e renda, temos as expectativas dos agentes econômicos. A situação política do país interfere no otimismo e na tomada de decisão de empresas e pessoas. A retomada do crescimento e da geração de empregos obedecem uma equação complexa. Mas o certo é que, no que depende do município, a condição de Itu está avançando. Resta ao empresário e morador de Itu perceber as melhorias que estão acontecendo. Sim, elas estão realmente acontecendo! O contexto empresarial e o ambiente de negócios estão evoluindo. A realidade acontece fora das mídias sociais. Nessa realidade a cidade está preparada para uma nova onda de crescimento. A melhor forma de ajudar Itu é falando bem de sua cidade para as pessoas de fora.

Aos que gostam da cidade, às pessoas de bem que querem a melhoria e desenvolvimento de Itu, apresento portas abertas da Secretaria de Planejamento. Junte seus amigos, reúna seu bairro e nos chame para conversar. Venha conhecer nosso projeto de Cidades Inteligentes. Vamos juntos reconstruir a nossa cidade.

 

* É ituano, economista, doutor em Administração, professor da Fundação Getulio Vargas, membro da Academia Ituana de Letras e Secretário de Planejamento do Município de Itu.