Desfile do Divino celebra tradição em Itu

De acordo com a organização, aproximadamente 1.200 mil pessoas participaram do desfile (Foto: André Roedel)

O tradicional Desfile do Divino ocorreu na manhã do último sábado (04) e percorreu as principais ruas da cidade de Itu. O prefeito Guilherme Gazzola (PL), o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, César Calixto, o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi e demais secretários e diretores municipais prestigiaram o evento.

O desfile contou com alas específicas que seguiram o Andor do Divino, os fiéis da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o grupo da Melhor Idade de Itu – que desfilou carregando o troféu de terceiro colocado recém conquistado nos Jogos da Melhor Idade (JOMI), equipe de alunos, professores e monitores da Secretaria de Educação e o grupo da Folia de Reis que antecedeu o carro de bois e os cavaleiros.

“É uma grande alegria poder preservar a tradição do Desfile do Divino e reunir tantas pessoas após os dois anos de pandemia, quando o evento precisou ser cancelado”, comentou o secretário de Turismo, César Calixto. “Podemos perceber um verdadeiro sentimento de união entre todos os presentes que acolhem os sete dons do Divino Espírito Santo que são fortaleza, sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade e temor de Deus”, descreveu o secretário, lembrando que em 2019 também não houve desfile por conta da chuva. “Foi um espetáculo muito bacana, uma expressividade cultural que Itu precisa manter”, disse Calixto.

De acordo com a organização, aproximadamente 1.200 mil pessoas participaram do desfile que teve início na Rua Rio Branco, seguindo pela Rua Santa Rita, Rua Sete de Setembro, finalizando com a benção do Padre Salathiel de Souza em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

Padre Sala, como é conhecido, disse que o desfile é importante porque reaviva a tradição da nossa cidade. “É uma tradição de fé. A gente agradece a todos que estão envolvidos porque ajuda a manter essa tradição viva. É cultura, é religiosidade. São duas coisas que a cidade nunca pode abrir mão”, disse o religioso à reportagem do JP.

Durante o percurso foram distribuídos cerca de seis mil pães abençoados pelos padres da região e lembrancinhas em alusão à data. Os colaboradores da Eppo Ambiental fizeram a diferença garantindo a limpeza das vias logo após a passagem do desfile.