Desligamento do sinal analógico de TV é adiado na região

Mudança não foi tomada porque percentual mínimo de domicílios com sinal digital não foi alcançado, aponta pesquisa

Na região de Sorocaba, onde a mudança do formato analógico de transmissão de TV para o digital aconteceria na última quarta-feira (29/11), o processo foi adiado para 17 de janeiro de 2018, após decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), baseada em pesquisa do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired).

A medida foi tomada porque não foi atingido o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%). Em nível local o percentual ficou em 88%. Após o desligamento do sinal analógico, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital.

Para continuar assistindo à programação, todas as residências precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital, ficará sem ver TV.

As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 600 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos, de tubo ou sem conversor embutido, tenham acesso ao sinal digital. Para mais informações, ligue gratuitamente para 147 ou acesse sejadigital.com.br.