“Dezembro Vermelho”: campanha visa a conscientização para prevenção à AIDS

Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas (Unaids), 15 mil pessoas morreram em decorrência do HIV (vírus da imunodeficiência humana), o causador da AIDS, somente no Brasil. Os dados são de 2015. Para conscientizar sobre a doença, é celebrado anualmente em 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Recentemente, o Governo Federal instituiu o “Dezembro Vermelho”, mês que será inteiramente dedicado ao combate à doença, por meio de campanhas de prevenção.

Em Itu, dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que, só em 2016, foram notificados 47 casos de HIV, sendo 50% de pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos, e a maioria homens (28 registros). Cerca de 470 portadores de HIV retiram o coquetel antirretroviral no AMI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas) por mês.

A informação, cedida pela secretaria, também acrescenta que esses números são de pessoas que se tratam tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) continua a ser uma preocupação dos brasileiros, e é por isso que o “Dezembro Vermelho” é tão importante, tanto para alertar os brasileiros quanto para informar sobre o vírus.

A principal forma de prevenção da AIDS é usar a camisinha em todas as relações sexuais. Estas podem ser compradas em supermercados, farmácias e drogarias, mas também são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde.

No entanto, existem outras formas importantes de prevenção contra a AIDS, como: utilizar seringas e agulhas descartáveis; usar luvas para manipular feridas ou líquidos corporais; seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê; não amamentar o bebê em caso de AIDS.

 

A campanha em Itu

A equipe do AMI  e da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do GAPISI (Grupo de Apoio, Prevenção e Informação ao Soropositivo de Itu), realizou gratuitamente o teste rápido para HIV como parte das atividades relativas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que ocorreu de 27 de novembro a 1º de dezembro.

A equipe do AMI orienta as pessoas que estiveram expostas ao vírus a se dirigirem ao local onde, além do teste rápido, poderão receber orientações e aconselhamento de profissionais especializados em HIV/AIDS e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Segundo a secretaria, o número de soropositivos na cidade será atualizado em breve. Todos os pacientes soropositivos de Itu em tratamento – que consiste em ser feito com antirretroviral, exames laboratoriais, consulta médica e acompanhamento psicológico –, tanto na rede pública quanto particular, retiram medicamento no (AMI).

O teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C está disponível no AMI (Rua Piauí, 302, Bairro Brasil), sem necessidade de encaminhamento médico, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h.