Dia do Amigo: jornaleiro tem banca reformada em ação entre amigos

Por Daniel Nápoli

Foto – Tucano

Hoje (20) é celebrado o Dia do Amigo. E na cidade de Itu, na última semana, um grupo de amigos fez valer o real significado da data em prol do jornaleiro José Toledo.

Mais conhecido como Toledo ou “Zé da Banca”, ele se encontra diariamente desde 1988 em uma banca de jornais e revistas no cruzamento da Alameda Barão do Rio Branco com a Rua Floriano Peixoto, no Centro. Com o tempo, ação de pichadores e o desgaste natural do tempo fizeram com que sua banca – ponto de encontro de inúmeras pessoas na cidade – necessitasse de reforma.

Foi então que surgiram os amigos. “Estava pintando o prédio e como tenho muito amizade com o Toledo e gosto muito dele, fiquei chateado de ver aqui pintado e a banca dele do jeito que estava. Falei com outro amigo nosso, e expliquei que também gostaria de pintar a banca. Comprei a tinta e ele teve a ideia de fazer uma ‘vaquinha’. Eu iria pintar de qualquer jeito, mas mais pessoas colaboraram”, explica o comerciante João Thomaz, que possui um estabelecimento ao lado da banca.

Foi então que o também comerciante Carlos Eduardo Cardeal Santoro, conhecido como Dado Santoro, criou um grupo no WhatsApp com outros amigos de Toledo (mais de 30), que fizeram doações em uma determinada quantia para que fosse feita a reforma da banca. “Cada um deu um pouquinho e deu tudo certo”, comentou o comerciante.

Emocionado toda vez que recorda do gesto e demonstrando timidez, Toledo comentou à reportagem do Periscópio que “ficou muito feliz e que a banca ficou ainda mais bonita após a colaboração coletiva”.

Um comentário em “Dia do Amigo: jornaleiro tem banca reformada em ação entre amigos

  • 20/07/2019 em 16:39
    Permalink

    Além de tudo, há décadas, eu compro o meu Periscopio na Banca do Toledo.

Os comentários estão desativados.