Dia do Atleta Profissional comemora-se hoje

O Dia 10 de fevereiro é reconhecido no Brasil como Dia do Atleta Profissional, por intermédio da Lei 9.615, de 1998, onde ficou estabelecido que seria necessário que entidades de prática desportiva, passassem a realizar um contrato formal de trabalho com o atleta, que passou a ter seus direitos garantidos.

Normalmente no Brasil, quando se fala em atleta profissional, a primeira coisa que vem a cabeça são os jogadores top das grandes equipes do futebol, mas o universo engloba uma realidade muito mais ampla. Mesmo no futebol, em que milhões de reais são movimentados nos grandes clubes, há aqueles que disputam séries inferiores, principalmente no interior, cujos atletas profissionais vivem uma realidade bem diferente.

E se for ver, fora da visibilidade do futebol, o atleta profissional de outras modalidades, também vivem grandes dificuldades e precisam do respaldo da lei. Quando a pandemia do novo coronavírus praticamente paralisou toda e qualquer atividade esportiva, o impacto foi dos maiores. Hoje, passado quase um ano desta nova realidade, as competições nas mais diversas modalidades, estão voltando paulatinamente, embora ainda com restrições.

Em Itu, futebol e basquete feminino são as atividades esportivas profissionais que já estão praticamente sendo disputadas de forma normal. São obedecidas todas as regras de saúde e segurança e os jogos não tem presença de público, mas de resto está praticamente normal.      

Mas para que as competições profissionais possam voltar à quase normalidade, há grandes custos, que outras modalidades não podem bancar. Por isso, por exemplo, os campeonatos Amador da Primeira, Segunda e Terceira Divisões, bem como a Copa Secom, já tradicional competição de futebol estão paralisadas e sem data para início.