Dia do Circo é celebrado neste sábado

Neste sábado (27) é comemorado o Dia do Circo para homenagear esse entretenimento que diverte gerações. O Dia do Circo é lembrado nesta data em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin (Abelardo Pinto, nascido em Ribeirão Preto, 27/03/1897 e falecido em São Paulo, 04/09/1973), considerado um dos primeiros e maiores palhaços do Brasil.

Embora o circo abranja uma grande gama de artistas – mágicos, equilibristas, contorcionistas, malabaristas e domadores, só para citar alguns exemplos – é com o palhaço que o circo e o público mais e melhor se identificam.

Em Itu, dois inesquecíveis artistas tiveram suas vidas intimamente ligadas ao circo e as palhaçadas: Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, e Walter Seyssel, o Pimentinha. Ambos foram pessoas das mais queridas da sociedade ituana e serão sempre lembrados e reverenciados.

Nascido em Itu em 5 de outubro de 1916, o jovem Francisco Flaviano encantou-se com um espetáculo circense a ponto de deixar Itu e ir embora junto com o circo, iniciando assim sua carreira que do circo, migrou para o rádio e depois televisão, onde passou a ser nacionalmente conhecido.

Nascido em Juiz de Fora/MG em 16 de junho de 1926, Walter Seyssel, o Pimentinha, acabou adotando Itu como sua cidade. Vindo de família de artistas circenses, era sobrinho de Waldemar Seyssel, o inesquecível Arrelia, com o qual formou uma das duplas de maior sucesso no circo e posteriormente na televisão.

Amigos, Simplício e Pimentinha também são artífices do Dia do Circo, que tem ainda no Brasil ícones como Carequinha, Chicharrão, Fuzarca, Torresmo e tantos outros, que encantaram e encantam crianças de todas as idades.

Atualmente, com a triste decadência do Circo, está cada vez mais difícil se encontrar artistas que se dedicam a essa profissão. Mas como o palhaço nunca irá morrer, houve uma adequação e hoje há um significativo trabalho feito Brasil afora, que em Itu ganhou o nome de Doadores de Alegria.

Trata-se de um grupo de voluntários que aos finais de semana visitam o Hospital São Camilo, levando alegria para adultos e crianças, que realiza desde o início dos anos 2000 um trabalho digno do maior respeito e elogios.

Sendo um grupo de voluntários, já é muito grande o número de pessoas que passaram pelo Doadores de Alegria. Há, porém, duas pessoas que desde o início dedicam-se com extrema entrega e em nome de Dênis Batalha e Edinho Furtado, todos os Doadores de Alegria e todos os palhaços, no Dia do Circo, são homenageados.