Dia do Vereador: conheça algumas curiosidades sobre essa importante figura

Por Moura Nápoli

Terça-feira (1º) foi comemorado o Dia do Vereador, essa importante figura que trabalha para a criação de leis, indispensáveis para o bom andamento dos municípios. O Periscópio passeou pela história e buscou algumas curiosidades sobre o Legislativo ituano.

Fundada em 1610 por Domingos Fernandes e Cristóvão Diniz, Itu teve sua primeira Câmara de Vereadores em 18 de abril de 1657, quando a Freguesia de Nossa Senhora da Candelária do Utu-Guaçu é elevada a categoria de Vila.

Desde sua criação, a Câmara já ocupou seis endereços, todos no centro da cidade, começando no Largo do Bom Jesus, passando pelo Largo da Matriz, Largo do Carmo, Rua dos Andradas, Rua Barão de Itaim e desde a década de 1970 encontra-se na Alameda Barão do Rio Branco, esquina com Praça D. Pedro I, no prédio cedido pela Secretaria de Estado da Agricultura, no Palácio Abílio Savi.

Há algumas curiosidades sobre a Câmara Municipal de Itu, bem como seus vereadores ao longo do tempo, que possivelmente muita gente não saiba e vale a pena ser destacadas:

• Num ambiente predominantemente masculino, algumas mulheres se elegeram vereadoras na cidade. A primeira – e que ainda está viva e gozando de boa saúde – é a doutora Maria Lúcia de Almeida Marins e Dias Caselli, em 1956/1957, deixando a Câmara para ser advogada da Prefeitura. Em 31 de março de 2009, ela recebeu o título de Cidadã Ituana (é natural de Assis/SP).

• Um dos vereadores mais longevos na Câmara foi Abílio Savi, que esteve no Legislativo por 39 anos, num período de 1956 até 1972 e de 1977 a 2000, sendo o mais longevo de Itu e um dos mais de todo o Estado de São Paulo e possivelmente até do Brasil.

• Hoje, Benedito Roque de Moraes, o conhecido Dito Roque, é o mais antigo vivo e exercendo mandato, que ao final do próximo ano, deverá chegar aos 38 anos de legislativo. Dito Roque esteve na Câmara de 1973 a 1988, de 1992 a 2012 e 2017 até agora.

• Há famílias que passaram pela Câmara Municipal de Itu. A família Paula Santos é recordista, com três membros exercendo a vereança: Paulo Henrique, sua esposa Balbina e atualmente o filho, Henrique. Piunti, por exemplo, teve Lázaro José e sua esposa Maria do Carmo, que ainda hoje é vereadora. Como pai e filho há Adauto e Thiago (Adautinho) Gonçales, Luiz e Matheus Costa e que teve, antes João Costa (tio de Luiz Costa), e há também os Moraes, da seguinte forma: Alcindo Moraes que é tio de Dito Roque, que foi sobrinho de João Costa, já citado.

• Foram poucas as mulheres que passaram pela Câmara, mas sempre de modo marcante. A primeira que se tem registro foi a professora Luisa Sampaio Toledo, entre 1948 e 1951.  Exercendo a presidência da casa foram três: Márcia Jackmiu, Balbina de Paula Santos e Maria do Carmo Thomaz Piunti.

O que vale destacar no Dia do Vereador é a importância que a figura tem no dia a dia da cidade, não apenas criando leis, mas fiscalizando a administração pública e sendo o canal entre a população e os poderes.

Essa matéria contou com a indispensável colaboração do vereador Dito Roque, da jornalista Regina Lonardi e pesquisa no site www.camaraitu.sp.gov.br.