Dia Internacional do Yoga: conheça mais sobre a prática

Aula aberta ocorreu na Praça Periscópio e contou com bom público. Ação faz parte do projeto Yoga Livre, com atividades grátis (Foto: Daniel Nápoli)

Na terça-feira (21) comemorou-se o Dia Internacional do Yoga, prática que teve origem há 5 mil anos, na Índia, como uma disciplina espiritual. O yoga define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do ser humano em todos os aspetos da sua existência. É uma prática que envolve o bem-estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. Consiste na união do corpo e da mente ao que está à nossa volta.

O yoga tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos.

Para ter todos os benefícios do yoga, é importante que seja praticada sob a orientação de um professor capacitado e que as práticas de yoga sejam feitas regularmente. Em Itu, há um ano o instrutor Nilo Damasceno realiza o projeto Yoga Livre. “O objetivo inicial era levar aquilo que um dia eu pratiquei e fez muito bem para mim. Eu quis trazer um acesso mais fácil, até porque quando eu comecei a buscar as práticas do yoga eu percebi que era difícil encontrar lugares onde eu pudesse conhecer pessoas que praticavam, núcleos que pudesse fazer parte”, comenta.

Após descrever o projeto e levá-lo para a Prefeitura, o mesmo foi apoiado. “Inicialmente fizeram um evento de início das aulas, depois de quatro meses ganhei um prêmio de voluntário individual por estar cedendo horário do meu próprio trabalho e levando yoga para as pessoas e depois do prêmio eu criei uma campanha que é a bandeira do Yoga Livre e comecei a mandar as bandeiras para outros estados e outros instrutores criaram esse projeto na sua própria cidade. Hoje já estamos em três estados”, comenta o instrutor com orgulho.

Nilo Damasceno é instrutor há um ano e idealizador do projeto Yoga Livre (Foto: Daniel Nápoli)

Nilo explica ainda como o yoga entrou em sua vida. “Eu acessei no momento em que estava com alguns problemas pessoais, muitas coisas estavam acontecendo, eu me via num cenário meio perdido na vida, tentando encontrar alguns propósitos, tentando me resgatar diante do que tinha acontecido e o yoga já era algo que me chamava a atenção, mas nunca buscava e num dado momento me convidaram para uma aula de yoga e eu comecei a praticar”.

O instrutor completa reforçando sobre os benefícios da prática. “O yoga faz com que a pessoa se movimente, se observe, tenha um momento para respirar, observar seus pensamentos e intenções e às vezes refletir de algumas mudanças para a vida daquele que pratica”, encerra Nilo, que ministrou uma aula no último domingo (19), na Praça Periscópio. Para acompanhar as datas das próximas aulas, fique ligado nas redes sociais: @nilo_yoga (Instagram) e Yoga Livre SP (Facebook).