Dia Nacional do Sorvete é celebrado em 23 de setembro

Por Nayara Palmieri

Desde 2003, é comemorado o Dia Nacional do Sorvete em 23 de setembro, a data foi escolhida por ser o dia da fundação da ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, e por marcar o início das temperaturas mais elevadas no país.

Mesmo sendo um país tropical, o Brasil não está no topo dos países que consomem sorvete. De acordo com um ranking mundial, o Brasil ocupa o 12º lugar entre os países que mais consomem esta iguaria. Quem está no topo do ranking é a nova Zelândia, onde o consumo do sorvete é cultural.

A origem do sorvete é cheia de controvérsias, mas a versão mais conhecida atribui sua autoria aos chineses, por volta de 1000 a.C, quando um chinês usou flocos de neve para produzir um alimento diferente.

Alguns pesquisadores afirmam que foi Alexandre, o Grande, quem introduziu o sorvete na Europa, trazendo do Oriente uma mistura de salada de frutas embebida em mel.

Outras pesquisas atribuem esse feito aos árabes, que teriam aperfeiçoado a receita incorporando a neve ao suco de frutas. Até então, a receita apenas acrescentava os ingredientes à neve, produzindo algo muito semelhante às atuais “raspadinhas”.

A receita era muito complicada e cara, o que fazia do sorvete um prazer desfrutado só por reis e pessoas da corte. A grande revolução dos sorvetes aconteceu em 1292, na Itália, quando foi descoberto o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais.

A chegada do sorvete ao Brasil

Foram os cariocas os primeiros brasileiros a experimentar a delícia gelada. Em agosto de 1834, Lourenço Fallas inaugurou na cidade duas “soverterias”. Para isso, importou de Boston/EUA 217 toneladas de gelo.

Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. Assim, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.

Em São Paulo, a primeira notícia de sorvete que se tem registro é de um anúncio no jornal “A Província de São Paulo”, de janeiro de 1878, que dizia: “Sorvetes – todos os dias às 15 horas, na Rua direita nº 14”.

Benefícios de consumir sorvete

 O sorvete é um alimento nutritivo que contém proteínas, vitaminas, além de outros minerais essenciais a uma nutrição balanceada, podendo ser consumido o ano todo, pois é um alimento completo. O valor calórico dos sorvetes depende da sua composição.

Além do valor nutricional, os médicos recomendam sorvetes para pacientes em processo de recuperação pós-operatório de cirurgias no nariz, garganta, cirurgias bucais ou dentárias devido a sua ação anestésica local. Os sorvetes também possuem outras características benéficas à saúde. Sua maior popularidade está no fato de associar prazer, conveniência e sabor.

Curiosidade: a história do Sundae

Há muitas histórias que contam o nascimento da sobremesa, a mais conhecida conta que no final dos anos 1800 a “vaca preta” (sorvete com refrigerante) foi proibida em Illinois (EUA) aos domingos. A proibição era parte das chamadas “blue laws”, leis que proíbem algumas atividades nos domingos por motivos religiosos. Para suprir a falta do doce tão popular entre os clientes, os estabelecimentos, assim, inventaram o sundae, que seria uma vaca preta sem o refrigerante, burlando de certo modo a lei.