Diálogo, missa e exposição celebram a vida e obra de Helena de Francesco

Evento contou com um “Diálogo” a fim de apresentar a vida e a obra da homenageada
Foto: Divulgação/Museu da Música

Na última sexta-feira (03), o Museu da Música – Itu abriu suas portas para celebrar o centenário de nascimento da cantora Helena de Francesco (1920 – 2000). Antes foi celebrada missa comemorativa com a participação do Coro do Bom Jesus. O grupo atual é recriação do antigo, do qual a Profa. Helena participou e coordenou.

No programa, a marca específica do Coro antigo, repertório do movimento Ceciliano na música sacra, com a Missa Pontificalis (Perosi) e cânticos de Tescari, Franceschini e do padre Zabala, que foi regente do grupo.  Foi feita gravação do repertório, para registro sonoro que estará disponível no acervo do Museu da Música.

Após a celebração religiosa, houve um “Diálogo”, ou seja, um encontro cultural, no Museu, a fim de apresentar a vida e a obra da homenageada, que se dedicou ao magistério, ao canto coral e às artes plásticas.

As instalações do museu foram tomadas por membros da família, do Coro do Bom Jesus, ex-alunos e membros da Academia Ituana de Letras, do Instituto Cultural de Itu e da Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus, cujo acervo foi pesquisado para a apresentação. A Dra. Maria Lúcia Caselli, que foi professora de Helena, a homenageou com a leitura de um poema.

O curador do Museu da Música, Luís Roberto de Francisco, apresentou diversos aspectos da vida da Profa. Helena e seu envolvimento com as artes em Itu. Ao final o tenor Paulo Zeppini se apresentou.

Momento importante do evento foi a exibição de duas gravações históricas do antigo Coro do Bom Jesus, de 1951, certamente um dos mais antigos registros fonográficos da cidade. As gravações estão sendo remasterizadas a partir dos discos originais do acervo do Museu da Música. Algumas já estão disponíveis para acesso com o sistema QRcode na exposição que também reúne telas de sua autoria, fotos, textos e outras produções.

A exposição “Memória e Arte de Helena de Francesco” ficará aberta aos domingos, das 9h às 13h, no Museu da Música(Rua Floriano Peixoto, 480), até o mês de maio, com entrada franca. Mais informações pelo site www.museudamusicaitu.com.br.