Dicas e passos para criar uma horta caseira

Horta dentro de casa é gostoso, útil e dá à residência uma visão decorativa mais bela

Frutas, vegetais e ervas frescas fazem toda a diferença na hora de cozinhar. Além de darem aos pratos um sabor de ingrediente fresquinho, as hortas podem, também, decorar sua casa e se fazerem muito úteis.

Além do fator alimentício, as hortas podem ser incrementadas com vasos, mesinhas e poltronas com estampas florais, para serem também bem valorizadas na decoração. Para criar uma hora dentro de casa, alguns passos devem ser seguidos para que esta se desenvolva de forma correta e proveitosa.

A horta precisa de pelo menos 5 horas diárias de contato direto com a luz. O sol da manhã e o de fim da tarde (alternando os horários) são os mais recomendados e que apresentam os melhores resultados. No entanto, algumas opções de vegetais – como espinafre, rúcula, rabanetes e algumas couves – não demonstram infelicidade de estar à sombra e em períodos muito quentes do verão até agradecem.

Ferramentas básicas, como ancinho (que pentea o solo para receber as sementes após o processo da sementeira), pá de plantar, pá larga para transplante de mudas, regador jato fino ou chuveiro, enxada grande/pequena (para cavar), tesoura de poda, faca de colheita, adubo orgânico, substrato, balde, carrinho de mão (caso a horta seja grande, pois precisará transportar os materiais) e cesto para colheita são essenciais para que sua horta dê certo. É possível construir hortas em pequenos espaços, inclusive em vasos. Uma hortinha com 5 ou 10 m², por exemplo, é o suficiente para uma significativa produção.

O excesso de água é tão prejudicial quanto a falta dela, pois pode causar o apodrecimento das raízes, por isso é necessário que os vasos sempre possuam furos no fundo. É, também, preciso certificar-se que o solo seja rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas possam crescer com saúde, resultando em hortaliças e vegetais de qualidade.

A leveza e a drenagem do solo também precisam ser observadas, pois são importantes para que o solo não fique compactado e as raízes possam se desenvolver ocupando todo o espaço que têm. Já a adubação faz-se necessária também após a colheita. O solo precisa receber uma nova remessa de nutrientes antes de receber o plantio de novas espécies.