Dicas e previsões para 2019

A chegada de um novo ano sempre traz muita expectativa e sentimento de renovação. Por isso, apostar em certas tradições para um bom início de ano nunca é demais

Beatriz Pires

Ano novo, vida nova… Quem nunca ouviu ou até mesmo disse essa frase nos fins de ano? Apesar de representar apenas um novo ano civil do calendário gregoriano, as comemorações do ano novo tiveram início em Roma, no ano 46 a.C para homenagear Jano, do latim Janus, deus dos portais que representa passado e futuro. Assim, o líder romano Júlio César decidiu consagrar uma festa para Janus, com direito a banquete e oferendas com medalhas de ouro e flores.

Desde então, muitas culturas celebram a virada do dia 31 de dezembro para 1° de janeiro com muita expectativa e empolgação. E para começar essa “vida nova”, muita gente aposta em rituais, simpatias e promessas para atrair boas vibrações, conseguir atingir objetivos, metas e sonhos para o novo ano que está para começar.

São muitas as tradições e simpatias realizadas nessa data. As mais populares são a escolha da cor da roupa e lingerie, comer alimentos que trazem prosperidade, como romã e lentilha, evitar o consumo de aves, pular sete ondas e fazer oferendas a Iemanjá.

Previsões

Todo ano a pergunta sempre é a mesma: “o que será que vai acontecer no próximo ano?”. E para matar um pouquinho a curiosidade, o babalorixá Roberto de Xangô fez uma consulta ao jogo de Búzios para 2019.

Roberto Olurãn (Foto: Arquivo pessoal)9

De acordo com Roberto, ano que vem será regido por três orixás (deuses africanos que correspondem a pontos de força da natureza): Ogum, Iansã e Oxum. “Ogum é o deus do ferro, do aço, dono das direções, estradas e do Cruzeiro do Sul. Orixá guerreiro, lutador e batalhador. Consegue as coisas muitas vezes com braços fortes, por bem ou por mal, mas nunca desiste”, explica. “Além disso, gosta de uma bebida, principalmente cerveja branca e vinho de palma. Costuma ser mulherengo até achar a pessoa certa para seguir a vida com ele”.

Já Iansã ajudará a administrar o ano junto com Ogum. “Iansã é o ar em movimento, são os ventos fortes e fracos, ventanias e brisas. Essa energia estará reinando junto com as guerras de Ogum. Isso representa que por vezes vamos ser surpreendidos por notícias avassaladoras e também por notícias mais amenas, mas sempre com um toque de rapidez (ventos)”. O babalorixá completa ressaltando que “estarão reservadas surpresas tanto boas quanto más”.

Além dos dois orixás, Oxum entrará para apaziguar as situações sendo a “água doce corrente”. “Consegue contornar obstáculos e seguir em frente. Ela é cheia de amor maternal, sempre muito complacente com os seres humanos”, diz. Portanto, segundo Roberto, 2019 será a mescla do terror e amor nas mesmas proporções.

Para Itu, as previsões na política são de muitas reviravoltas. “Haverá uma certa tempestade entre os políticos. Eles já estão se armando para as próximas eleições. O atual governo tem se esforçado para agradar a população, mas não tem tido muito sucesso. Continuará assim por 2019 todo”, ressalta.

Já a nível nacional, o país será governado com mãos de ferro. “Será um sistema bem militar, diferente dos demais. O presidente buscará inspiração em outros países. Ele tem muita vontade de transformar de verdade a história do Brasil. Agirá por bem ou por mal”. Entretanto, Roberto diz que “irá nos surpreender”. “Tem falhas, mas passará por cima de todas como um trator”, afirma.

Em relação à melhor cor para ser usada no dia 31, o babalorixá aposta no azul. “Todos os tons desde o mais claro até o marinho que pertence a Ogum para pedir caminhos e direções para nossa vida”. Porém, há a opção de cores complementares. “Se quiser, pode acrescentar o dourado para dinheiro, tendo sempre por baixo uma calcinha ou cueca vermelha”.

Outra dica é tomar banho para a prosperidade. “Cozinhe manjericão, louro, cravo, canela e este ano especificamente uma espada de São Jorge partida em sete pedaços. Depois de desligar o fogo, acrescente um pouco de perfume, de preferência doce. Jogue aos poucos em você com uma caneca. Cada vez que jogar, diga o que quer para o próximo ano”, explica. “Se envolva em uma toalha e acenda uma vela branca para seu anjo da guarda. Depois será só alegria”, finaliza.

Foto: Arquivo pessoal

Alimentos para atrair coisas boas

Uma das tradições mais populares de ano novo é o consumo de alimentos para atrair coisas boas. Confira o que comer na noite do dia 31 para ter fatura, prosperidade e sucesso.

  • Avelã, castanha, nozes e tâmaras para obter fartura;
  • Arroz para fertilidade e prosperidade;
  • Carne de porco para prosperidade porque o porco fuça para frente;
  • Bacalhau ou atum fresco para conquistas e sucesso;
  • Lentilha para fartura e prosperidade;
  • Romã para paixão, fecundidade, paz e prosperidade;
  • Uva para prosperidade.

Cristais para boas vibrações

Os cristais também são muito utilizados para atrair boas vibrações para o próximo ano, já que são utilizados como uma ferramenta espiritual, auxiliando no direcionamento das energias, intenções e desejos e afastando tudo o que pode trazer desequilíbrio. Confira os principais:

  • Selenita

Delicada, mas muito poderosa, a Selenita é utilizada para fins de limpeza espiritual. Permite obter mais clareza de pensamento e estimula a atividade cerebral. Seu uso auxilia nos processos de confusão mental e acelera a evolução do indivíduo.

  • Citrino

Muito popular pelos que buscam prosperidade, o Citrino é o cristal da fartura e da abundância material. Usado por quem está precisando de dinheiro ou quer uma vida mais próspera para poder usufruir de certos confortos. Pode ajudar também a neutralizar o esgotamento mental, seja por excesso de trabalho ou estudo.

  • Pirita

Outra pedra de coloração dourada, a Pirita também está associada ao dinheiro e ao sucesso. Ela ajuda o portador a ter uma mentalidade grande e de que é merecedor de riquezas. Consequentemente, aumenta a autoconfiança, atrai oportunidades profissionais e ganhos financeiros.

  • Ametista

Um dos cristais favoritos para muitas pessoas, a Ametista está relacionada ao paranormal e possui propriedades capazes de controlar o temperamento. Portanto, seu uso pode ser muito eficaz para equilibrar problemas emocionais, como a ansiedade e a depressão, além de auxiliar na conexão física e espiritual.

  • Turmalina

A Turmalina é uma pedra extremamente poderosa, utilizada para diversos fins onde a energia é o foco principal. Ela é muito conhecida por sua propriedade de repelir e afastar energias negativas de quem a possua — protege contra inveja, ódio e magia negra, por exemplo.

Em aspecto físico e emocional, renova a disposição e a energia, além de auxiliar no tratamento de processos depressivos e de falta de concentração.