Dicas para ajustar o retrovisor corretamente

Os retrovisores são peças importantes para a sua segurança e do seu carro. Ele tem como objetivo ajudar os motoristas a terem um melhor campo de visão. Além de serem obrigatórios, os espelhos ajudam também a evitar acidentes, principalmente em ultrapassagens. Nesta matéria, separamos algumas dicas para todos os motoristas a manterem o espelho retrovisor no quadro certo e evitar os pontos cegos.

Assim que entrar no carro, a primeira coisa que deve ser feita é manter a sua postura para conduzir o veículo. Lembra-se das primeiras aulas feitas na autoescola? Coloque em prática o posicionamento do seu corpo com as costas bem apoiadas no encosto do banco, seus pés alcançando o fundo do pedal e, claro, não esquecendo os punhos retos que devem ficar na parte superior do volante.

Após postura certa, você vai precisar acertar retrovisor interno ou central. Esse retrovisor exibe um panorama de todo o vidro traseiro, facilitando que você veja todos os carros atrás. Você pode deixar ele posicionado para que não seja necessário levantar ou abaixar muito a cabeça para conseguir ter um bom campo de visão.

Os retrovisores externos também contam com a sua segurança, pois qualquer ajuste pode garantir mais alguns metros a mais de visão traseira. Alguns dos motoristas regulam os retrovisores para visualizar uma parte da lateral do carro. Você pode deixar a sua regulagem mais aberta, assim, vai conseguir mais visão da via e menos pontos cegos.