Dicas para fazer a bateria de seu carro durar mais

Um dos elementos fundamentais do carro, bateria necessita de série de cuidados. Foto – Divulgação

Feita basicamente com placas de chumbo e uma solução de ácido sulfúrico, que ficam alojados no interior de uma caixa plástica, a bateria nada mais é do que uma fonte acumulativa de energia, tendo como utilização principal o fornecimento de energia suficiente para dar o “start” em alguns sistemas mecânicos e também fornecer energia para controlar outras partes do carro, como luzes e vidros elétricos, exemplo.

Embora seja um dos elementos mais importantes de um veículo, a bateria só é lembrada por algumas pessoas quando apresenta algum tipo de problema, com motoristas desconhecendo, em certos casos, medidas que podem ser aplicadas para que a bateria dure por período maior.

 

Cuidados com acessórios

Tanto para os carros mais modernos quanto para os mais antigos há uma regra: quanto maior a quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, mais a bateria do carro será utilizada. Com isso, é fundamental que os usuários tenham cuidado com estes dispositivos para conseguir preservar a bateria.

Por exemplo, se algum dos dispositivos estiver mal calibrado, poderá exigir mais da bateria, prejudicando seu funcionamento. Uma boa medida é ter cuidado com as luzes do veículo, principalmente com as internas.

O alarme também é muito importante que esteja corretamente calibrado. Se a pessoa deixar o carro estacionado muito distante de sua casa e ele passar a noite toda tocando, será natural o desgaste da bateria naquele dia.

 

Desligue os cabos de força

Quando os veículos estão completamente inertes, eles também estão consumindo energia da bateria. Mesmo gastando pouco, caso seu estado de “hibernação” seja longo, consumirá as reservas de bateria, por isso é necessário que se desligue os cabos de força da mesma, se o período de parada do carro for longo, como um mês. Outra dica importante é evitar dar a partida no veículo de faróis acessos, pois é neste momento que a bateria mais gasta energia, podendo gerar um apagão.

 

Manutenção

Em caso de necessidade de se substituir ou troca a bateria, é sempre muito recomendado que a pessoa compre uma bateria original, de preferência em locais de confiança que vendam o dispositivo novo, que nunca tenha sido utilizado. Da mesma forma que é importante também que as pessoas sempre troquem os cabos da bateria por outros originais. Existem muitos cabos complementares que são vendidos de forma genérica, mas isso poderá estragar a bateria do seu carro em pouco tempo.