Diogo Nazareth se apresenta na Praça da Matriz neste sábado

O músico e compositor Diogo Nazareth se apresenta neste sábado (21), às 16h30 na Praça da Matriz, dentro da programação do 25º Festival de Artes de Itu. Serão apresentadas as músicas de seu primeiro CD, intitulado “Cultura de Existência”.

Diogo apresentará as músicas de seu primeiro CD “Cultura de Existência” (Foto – Divulgação)

“Cultura de Existência” difunde a musicalidade negra conectando a fé às questões cotidianas a partir de discussões que fazem bem para o corpo e a mente. O músico já coleciona canções gravadas por boa parte dos grupos de maior estrada na cena musical de Campinas, sua cidade natal. Neste trabalho, as 12 canções que compõem o álbum são autorais e têm como mote sua pesquisa de mestrado, focada no estudo dos toques e ritmos afro-religiosos.

“O samba é uma das maiores contribuições do Brasil para a música mundial. Nele, o encontro do batuque com as harmonias europeias abriu caminho para uma riqueza inestimável no que diz respeito às experimentações de arranjo para o repertório brasileiro. Nesse contexto, o ‘Cultura de Existência’ nasce a partir de uma espécie de aposta: a de que o processo que ocorreu com o samba (que nasceu de uma fusão de linguagens rítmicas africanas com formas de melodia e harmonização europeia) pode se repetir com outras linguagens rítmicas da mesma origem. Desse modo, o CD pretende contribuir, ainda que modestamente, para a exploração das inúmeras possibilidades sonoras que podem ser praticadas a partir dessa junção”, explica Nazareth.

O tour de lançamento acontece de julho a novembro, com a primeira parada em Itu. Depois, os shows circulam por Rio Claro, Piracicaba, Jundiaí, Jaguariúna e Campinas. O CD “Cultura de Existência” é uma realização conjunta do Governo do Estado de São Paulo e Numen Produtora através do edital do ProacSP nº. 21/2017, que selecionou projetos para gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música popular instrumental com apoio do Governo do Estado de São Paulo.