Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares são entregues na Câmara

Foto: Divulgação/Câmara

A Câmara de Vereadores de Itu outorgou, na noite de segunda-feira (18), o Diploma e Medalha “Zumbi dos Palmares” ao senhor Benedito de Almeida Sampaio Filho. A honraria faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), e é destinada a pessoas que colaboram para a divulgação de vida e obra de Zumbi dos Palmares ou que, de alguma forma, trabalham para combater o preconceito e a segregação racial.

Natural de Itu, o homenageado é casado, pai de duas filhas e especialista em mecânica de autos. Benedito foi Diretor e Presidente do Bloco Recreativo e Esportivo do “R” nos anos 1970, idealizador da ARVI (Associação dos Reparadores de Veículos de Itu), criada em 1988, e também é um dos responsáveis pelo esforço de integrar os movimentos negros existentes na cidade e formar a UNEI – União Negra Ituana, em 1998.

Além de amigos e familiares do homenageado, estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, Givanildo Soares; o vice-prefeito representando o prefeito Guilherme Gazzola, Dr. Caio Gaiane; os vereadores Dito Roque e Rodrigo Macruz; o presidente da UNEI, Vicente Sampaio; e a vice-presidente da UNEI, Fátima Silva; o diretor da secretaria de Cultura, Paulo Aranha; Hermes Buratti representando o Rotary Club Itu Convenção; Djalma dos Santos, que na ocasião foi orador para falar sobre Zumbi dos Palmares, e Rita Karina Nobre Sampaio, filha de Benedito, que foi oradora para contar a trajetória de seu pai.