Diretoria do SISMI rejeita desaprovação de contas do exercício do ano de 2016

Juarez Ferreira da Silva durante apresentação das contas do exercício de 2016/ Foto – Daniel Nápoli

Foi realizada na tarde da última quinta-feira (28), na sede do Sindicado dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Itu (SISMI), a assembleia de prestação de contas do ano de 2016. Na oportunidade, o grupo de servidores presente optou por rejeitar as contas. Porém, a situação ainda pode ter reviravoltas.

Na assembleia, o presidente do sindicato José Flamínio Leme e o diretor financeiro Juarez Ferreira da Silva demonstraram toda a movimentação financeira de receita e despesas ao longo do exercício, justificando ainda algumas situações que foram pontuadas ao longo daquele ano, quanto ao bloqueio de convênio e pagamentos de débitos. Um pequeno grupo de servidores associados acompanhou a reunião, o que o SISMI coloca em xeque.

Antes do início da reunião, Leme comentou a respeito do encontro. “Estamos aqui cumprindo os ritos estatutários no sentindo de fazer a prestação de contas do ano de 2016. A assembleia tem um caráter de discutir, apresentar e aprovar as contas”, declarou.

 

Contestação  

Ainda durante a assembleia, alguns servidores contestaram o horário do início da primeira chamada para a mesma, marcada para as 17h, mesmo horário de saída dos servidores de seu trabalho, com a segunda chamada marcada para as 17h30, dificultando assim a locomoção para a reunião.

Outro ponto de contestação se deu ao fato da prestação de contas ter sido apresentada sem a comprovação física das notas fiscais relativas aos gastos e despesas do SISMI. De acordo com alguns servidores, quando as comprovações foram solicitadas, a direção alegou que as mesmas se encontravam junto ao escritório de contabilidade na cidade de Sorocaba.

“Não apresentaram justificativas plausíveis para todos os questionamentos abordados nessa assembleia, além de não comprovarem, também, a veracidade dos dados apresentados”, alega a servidora Mercedes Genebra, que entrou em contato com a redação do JP.

Em contato com a direção do Sindicato, a reportagem do “Periscópio” foi informada que a ata da reunião ainda deve ser finalizada, porém, por conta da baixa adesão ao encontro, com presença de pouco mais de 20 servidores, uma nova assembleia pode ser convocada para prestação das contas, rechaçando quaisquer problemas com as finanças.