Diretório municipal do PL Mulher é lançado

Integrantes do PL Mulher Itu juntamente da deputada federal Katia Sastre (Foto: Juca Ferreira/Divulgação)

O plenário da Câmara de Vereadores recebeu na noite da última quinta-feira (10) a solenidade de posse da diretoria do PL Mulher Itu, divisão feminina do Partido Liberal. Estiveram presentes diversas lideranças da sigla no município, como o prefeito e presidente do PL Itu, Guilherme Gazzola, e o vereador e vice-presidente da legenda, Thiago Gonçales, além da deputada federal Katia Sastre, presidente do PL Mulher Estadual.

A solenidade foi marcada por discursos exaltando a importância da participação feminina na política, destacando que o PL Mulher Itu irá realizar ações efetivas para a inserção das mulheres na discussão política do município. A deputada Katia Sastre também relembrou sua trajetória, recordando o vídeo que viralizou e a fez se candidatar – ela, que é policial militar ficou conhecida por reagir a uma tentativa de assalto na porta de uma escola em Suzano/SP.

 O PL Mulher Itu será presidido pela advogada Dra. Isis Paloma Bandeira Valente Cordeiro. A vice-presidente é a vereadora (e vice-presidente da Câmara) Célia Rocha. Compõem ainda a diretoria Maria Luiza de Freitas Juzino (secretária-geral), Talita Cristina Motta de Oliveira (tesoureira), Rosanna Montargil Rocha Saldanha Silva (vogal) e Luisa de Fatima Bandeira Alves de Camargo (membro). Após a posse, as integrantes receberam flores em homenagem.

Antes de o evento começar, a presidente do PL Mulher, a deputada Katia Sastre e o prefeito Guilherme Gazzola conversaram com a reportagem do JP. Isis Paloma contou que recebeu o convite para presidir o PL Mulher através da deputada. “O PL Mulher é de extrema importância para que a mulher se torne protagonista dentro desse espaço, que é o espaço político. E em Itu, principalmente, que é uma cidade ainda tradicionalista, com um viés machista”, declara a presidente.

Ela lembra que, apesar de as mulheres serem mais de 50% do eleitorado brasileiro, apenas 15% dos cargos públicos são ocupados por elas. “Essa participação ainda é tímida. A ideia do PL Mulher é despertar lideranças femininas e engajar outras mulheres no ambiente político”, declara Isis Paloma.

Já a deputada Katia Sastre afirmou que precisamos chegar num “equilíbrio” entre homens e mulheres. “Esses dois olhares são necessários para esse equilíbrio, para chegarmos mais pertos de uma ação igualitária”, disse. Segundo ela, nas últimas eleições a participação feminina avançou, mas ainda não o suficiente. “Estamos engatinhando. A gente precisa de mais mulheres. Não apenas para preencher as cotas”, prossegue, lembrando a cota de 30% de candidaturas femininas dentro dos partidos.

Katia frisou que a importância do “olhar feminino” dentro da política e comentou as falas sexistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), que declarou que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outros discursos misóginos. “Essas falas são pontuais, infelizes, mas nós precisamos seguir o nosso caminho. A nossa Constituição nos dá a garantia da igualdade e é o que a gente precisa fazer: mudar a cultura”, disse.

Já o prefeito destacou a formação do PL Mulher e a força do partido na cidade, destacando a boa votação das candidatas a vereadora em 2020. “O PL segue uma linha mundial, que é a valorização da questão feminina. É necessário ter espaço e a política precisa de mulheres”, disse ele, que em seu discurso destacou a quantidade de mulheres em seu secretariado, que juntas manejam quantia significativa do orçamento municipal.