Distrito Industrial na cidade de Itu está na pauta do governador eleito João Doria

Governador eleito João Doria ao lado do presidente do PSDB em Itu, Rodrigo Tomba/ Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma das promessas do agora governador eleito João Doria (PSDB) é avaliar a implantação efetiva do Distrito Industrial em Itu. Em visita ao município durante campanha antes do primeiro turno, o tucano declarou em vídeo, ao lado de correligionários e dos deputados José Olímpio e Rodrigo Moraes, ambos do DEM (partido do vice-governador eleito Rodrigo Garcia), que tem isso em mente.

“Vamos avaliar, sim, o novo Distrito Industrial aqui em Itu para gerar empresas, emprego, oportunidade de renda para essa região. Vamos proteger o turismo, valorizar o turismo e manter as características que Itu já tem, mas vamos também trazer indústrias que geram centenas de novos empregos”, declarou Doria na oportunidade.

O Distrito Industrial é promessa antiga. Em 2008, o ex-governador e hoje senador José Serra (PSDB) sancionou uma lei que doava uma área de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados para a criação de um distrito industrial na região do Pirapitingui. O local fica vizinho ao Hospital “Dr. Francisco Ribeiro Arantes”, na entrada do bairro Cidade Nova. Porém, até hoje, não saiu do papel. Em matéria veiculada pelo Periscópio em junho do ano passado, o secretário de Planejamento Plínio Bernardi Junior, disse que a atual administração quer rever o que foi feito.

A reportagem do JP tentou contato com a assessoria do governador eleito, porém, por conta do processo de transição de governo, Doria não conseguiu responder aos questionamentos. O jornal também conversou com o presidente do PSDB de Itu, o secretário de Governo Rodrigo Tomba, que se mostrou animado com a vitória do correligionário e o que isso representa de benefício para a cidade.

“A vitória incontestável do João Dória em Itu, com mais de 70% dos votos válidos na cidade, garante uma aproximação do município e do governo Guilherme Gazzola com o novo governador do estado de maneira consistente”, declarou Tomba, comentando também sobre o que levou a derrota do atual governador Márcio França (PSB) na cidade.

“Os números também comprovam que os apoios escolhidos pelo atual governador na cidade não foram eficientes, inclusive, acredito, trouxeram uma rejeição grande a ele”, apontou. Tomba ainda disse que o trabalho realizado pelo PSDB em Itu durante esta eleição também mostra o novo perfil do partido na cidade. “Um partido que se consolida para as eleições de 2020”, afirma. Em Itu, João Doria teve 53.977 votos, contra 22.927 de França.