Doação de sangue: um ato de amor que salva vidas

Voluntários durante a ação realizada na cidade de Sorocaba. Mais de 100 pessoas moradoras de Itu auxiliaram banco de sangue (Fotos: Divulgação)

Nos dias 12 e 13 de maio e no último dia 10 de junho, o grupo Doadores do Amor realizou, com o apoio da Prefeitura de Itu e do 2º GAC L – Regimento Deodoro (Quartel de Itu), uma campanha solidária de doação de sangue, para o COLSAN (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) – Hemonúcleo de Sorocaba. A iniciativa se deu após a queda de 40% nas doações de sangue em meio a pandemia do novo coronavírus, sendo os tipos sanguíneos mais afetados com as diminuições das doações o “O” positivo e o “O” negativo.

A primeira campanha, em maio, contou com a participação de soldados do Quartel de Itu e na última ação neste mês de junho, com a participação de voluntários civis e militares, previamente cadastrados. As ações contam com a participação da Prefeitura de Itu na divulgação e no auxílio do cadastramento dos interessados na participação. Cerca de 130 pessoas (entre civis e militares) participaram.

Entre as pessoas voluntárias, está a publicitária Letícia Spinardi, de 34 anos. “É um gesto de amor. O ato de solidariedade mais puro e discreto de todos. Vemos tantas pessoas dizendo que gostariam de fazer uma ação social, mas que não tem condições financeiras ou tempo disponível. Então por que não doar sangue se as condições de saúde permitem?”.

Letícia Spinardi foi uma das mais de 100 pessoas voluntárias que auxiliaram o banco de sangue na cidade de Sorocaba

A publicitária comenta que sempre teve vontade de doar sangue, porém, para isso, teve de enfrentar um medo. “Sempre tinha algum empecilho no caminho. Além disso, tenho muito medo de agulha. Quem me conhece sabe que é só falar em agulha ou descrever qualquer procedimento cirúrgico que minha pressão já começa a dar sinais de queda. Mas é aí que o ditado faz mais sentido que nunca: ‘Deu medo? Vai com medo mesmo!’ Empreender me ensinou isso da forma mais prática, mas essa é uma lição que vale para tudo na vida”.

Reforçando sobre os cuidados tomados em meio a pandemia do novo coronavírus, a publicitária aproveita para tranquilizar quem está interessado e doar, mas segue preocupado. “O Hemonúcleo de Sorocaba fica em um complexo hospitalar, mas como o prédio é isolado dos demais centros, não temos qualquer contato de risco com outros ambientes. Primeiro é feito um rápido cadastro inicial e na sequência passamos por uma entrevista de triagem e análise de sinais vitais. Aí sim vem a doação, que não leva nem dez minutos”.

A doadora conclui. “Muitas pessoas questionaram se eu não temia fazer isso bem agora, no meio de uma pandemia. Mas é quando os bancos de sangue mais precisam de doadores. E os riscos de contaminação claramente foram iguais ou até menores que o de uma ida ao supermercado. Há pessoas se expondo muito mais ao risco em rotinas comuns no dia a dia, sem qualquer cuidado com este momento tão delicado, infelizmente”.

De acordo com a organização da ação voluntária, a próxima irá ocorrer no dia 1 de julho, com a participação de 30 militares do Quartel de Itu e no dia 15 do mesmo mês, uma nova ação, aberta para voluntários civis.

Interessados em doar podem primeiramente tirar dúvidas e saber quais são os critérios para a realização da ação através do telefone (11) 94737-2426 (Doadores do Amor). O COLSAN está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, Jardim Vergueiro, em Sorocaba. Informações: (15) 3224-2930.