Dois Pontos – 02-06-18

Como não poderia deixar de ser, o projeto que vai autorizar a contratação de presidiários, do semiaberto, para trabalhar no serviço público em Itu continua repercutindo na cidade, principalmente nos meios políticos. O ponto principal a favor é que essa chance vai proporcionar a recuperação de seres humanos para uma nova vida. O ponto contrário é o cuidado para que os contratados não cometam atos negativos que inviabilizem a ideia. Um leitor deste jornal deu uma sugestão bastante positiva: na suposição de que esses detentos não tenham uma profissão definida, o ideal será que a Prefeitura providencie para eles o ensinamento de ofícios comuns, mas indispensáveis, como pedreiro, encanador, eletricista e outros, principalmente o de calceteiros, para trabalhar com os pisos de pedrinhas portuguesas. Essa profissão (de calceteiro) faz muita falta em Itu, por motivos óbvios. As calçadas e passeios poderão ser recuperados mesmo que lenta, mas persistentemente. Fica a sugestão… 

PRONTO: O Novotel de Itu está pronto. A obra, que foi realizada em três anos e quatro meses, foi entregue pela Praias Construtora, uma das principais no segmento hoteleiro. O projeto de arquitetura foi assinado pela Alfalo & Gasperini Arquitetos. O empreendimento, conforme o JP divulgou na semana passada, irá gerar 370 novos empregos para a cidade.

VAZIA: A audiência pública de finanças do 1º quadrimestre do ano foi realizada na última quarta (30/05) na Câmara de Itu. O encontro, presidido pelo vereador Henrique de Paula, foi novamente esvaziado. “Eu fico triste em ter a Casa vazia em uma audiência pública”, disse o edil no fim da reunião, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Finanças, CIS e Ituprev.

ADIADA: Devido aos acontecimentos dos últimos dias, a Prefeitura de Cabreúva adiou a tradicional Festa Junina da cidade, que aconteceria somente nos dias 09 e 10 de junho. Será que era necessário?

ABASTECIMENTO: A cidade de Porto Feliz foi um dos poucos municípios que continuou realizando diversos serviços em meio à crise de abastecimento. Isso porque segundo a Prefeitura, em 2017, foram instalados novos tanques de combustível na garagem municipal, mantendo um estoque estratégico.

RAINHA: Marta, considerada a melhor jogadora de futebol de todos os tempos, estará em Itu para um período de treinos com a seleção brasileira feminina na semana que vem, no Spa Sport. A equipe canarinho vai se preparar para o Torneio das Nações, que ocorre a partir de 26 de julho nos EUA.

BOATARIA: Muitos boatos correram através de grupos de WhatsApp durante a greve dos caminhoneiros ao longo da semana. Aqui em Itu teve de tudo: pseudo-especialistas em combustíveis criticando a gasolina de um determinado posto, gente dizendo que o combustível havia chegado em um estabelecimento só para diminuir a fila de onde estava esperando e por aí vai…

AGILIDADE: A pronta ação do Corpo de Bombeiros foi decisiva para que o incêndio na Vila Fragnani na tarde da última quarta-feira não passasse apenas de um grande susto. Trabalho rápido e preciso não apenas no combate ao fogo, como também no rescaldo.

REFORMA: O Casarão Cultural Pau Preto, em Indaiatuba, passará por reformas para manutenção preventiva do prédio e readequação da estrutura expositiva do Museu. A partir das próximas semanas, parte da calçada e algumas salas serão interditadas. A Fundação também irá readequar, reorganizar e modernizar a estrutura expositiva do Museu.

ENCONTRO: A Prefeitura de Salto realiza na próxima quarta-feira (06), às 18h, a primeira audiência pública para revisão do Plano Diretor, que será realizada no Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”. O encontro, aberto ao público, faz parte do cronograma de ações que farão parte das discussões do plano diretor no município.

MULTA: Na tarde do último domingo (27/05), populares que estavam participando da procissão de Santa Rita em Itu reclamaram que receberam multas de trânsito ao deixarem seus carros estacionados nas ruas próximas ao ato religioso. Nem algumas pessoas que se encontravam distribuindo rosas escaparam.

FERIADÃO: Em virtude da paralisação dos caminhoneiros e a consequente crise de abastecimento de combustível, a concessionária AB Colinas não realizou levantamento de previsão de tráfego para o feriado prolongado, por não ser possível prever o movimento, levando em conta o atual cenário. No ano passado, foram mais de 618 mil veículos que trafegaram pelas rodovias administradas pela concessionária.

CONFUSÃO: Em alguns pontos de Itu, motoristas que se encontravam nas longas filas para abastecer seus veículos foram hostilizados por manifestantes que pediam pela intervenção militar. Sob gritos de “traidores da pátria”, os manifestantes alegavam que, pelo fato das pessoas estarem nas filas, automaticamente estavam apoiando o governo Temer e contra os caminhoneiros.

NERVOSISMO: A reportagem do JP foi hostilizada durante a transmissão ao vivo da manifestação pedindo intervenção militar na última terça-feira. Mas por um homem que esperava por combustível no posto da Av. Ermelindo Maffei. Nervoso, ele ameaçou quebrar o celular que o chefe de redação André Roedel utilizava para transmitir o ato.

FUXISCÓPIO

Segundo revelou à reportagem o próprio Prefeito Guilherme Gazzola, a iniciativa de fazer visitas aos diversos bairros da cidade e realizando reunião com os moradores tem tudo para dar 100% certo!