Dois Pontos – 02/02/18

Está na rede social o vídeo que mostra a rotativa deste jornal, no momento em que era impresso o exemplar de número 22 mil do suplemento especial que está circulando com esta edição histórica comemorando os 408 anos de fundação da querida Itu. Talvez esta seja a tiragem inédita de um jornal na história da cidade, provavelmente um recorde que chega, estatisticamente, as mãos de 120 mil leitores de Itu e região. Estas palavras visam não apenas mostrar o orgulho de um órgão de comunicação que chega aos 53 anos de fundação – em junho – como para provar que não confunde “tiragem jornalística”, com “mentiragem jornalística”. A mentiragem engana não só os leitores como, principalmente, os anunciantes que, não raras vezes, acabam pagando o máximo por uma tiragem mínima, não comprovada, claro. Quem garante dez e só entrega três, na realidade, está enganando o anunciante. Publicidade é investimento. Podem crer!

LOJA NOVA: O Plaza Shopping Itu anunciou uma novidade nesta semana para incrementar o seu mix de lojas. Trata-se da Renner, rede gaúcha de roupas e acessórios que ocupará o lugar onde funcionava a Sonhare. A loja vai se juntar a outras grandes do setor de “fast-fashion”, como a C&A e a Riachuelo. Ainda não foram divulgadas informações sobre a inauguração da loja.

NOVO NOME: O prefeito de Salto Geraldo Garcia anunciou o nome efetivo para a Secretaria de Meio Ambiente, que vinha sendo ocupada interinamente por Grasiela Oliveira após a exoneração de Fernando Guatta Candiotto por denúncia de improbidade. Assume a pasta César Piva, que era chefe de gabinete da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

DESFILE: O desfile dos Bonecões da Barra, que acontece todo ano em Salto, terá dois novos personagens: Silvio Santos e Chacrinha. Os novos bonecões se juntarão aos outros 20 foliões gigantes que desfilarão na Avenida Dom Pedro II, no dia 11 de fevereiro, ao som das marchinhas entoadas pela União Musical Gomes Verdi. A expectativa é boa.

SEGURANÇA: A Polícia Militar realizou um forte esquema de segurança durante os dois finais de semana da 17ª Festa Italiana de Itu. O efetivo, que contou com a presença de diversos homens e viaturas, garantiu a tranquilidade dos munícipes e turistas nos quatro dias de evento.

FOLIA: Alguns estabelecimentos da região já estão no ritmo do Carnaval, vendendo máscaras e a tradicional “espuminha”, porém, esta está em xeque e pode ser item proibido para a festividade deste ano em Itu. Tudo vai depender da primeira sessão da Câmara Municipal do ano, marcada para segunda-feira (05), na qual pode ser votado projeto que discutirá o assunto.

ARBORIZAÇÃO: A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras, deu início aos plantios de árvores nativas como resendá, oiti e ipê na região central do município. A ação faz parte do Plano de Arborização que além de melhorar o paisagismo, também contribui com o controle térmico.

RECOMEÇO: O Ituprev lançou um programa que visa atender aos servidores que estão aposentados e os que estão prestes a se aposentar. O objetivo é levar a eles palestras sobre previdência, empreendedorismo, finanças e outros temas que proporcionem um crescimento pessoal. A primeira palestra será dia 22 de fevereiro, às 19h, no Sincomércio.

RAIO-X: Segundo dados divulgados em dezembro pelo instituto de previdência municipal de Itu, hoje são 3.820 funcionários estatutários entre Prefeitura, CIS, Câmara e o próprio Ituprev. Ao todo são 2.560 mulheres e 1.260 homens. A média de idade dos servidores é 44 anos e são 955 professores – a principal categoria.

CONCURSO: A Prefeitura de Indaiatuba recebe, até o dia 30 de março, as inscrições para o 17º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista. O concurso é promovido pela Fundação Pró-Memória e visa prestigiar a música popular brasileira. Artistas da região devem investir no concurso, que premiará em dinheiro os vencedores.

MISS: Muito bem organizado o concurso Miss Itu, realizado na última sexta-feira no auditório do CEUNSP. A produção e as apresentações musicais chamaram a atenção do público. Como nos concursos de Miss Universo, as concorrentes foram identificadas pelo local de origem – neste caso, de bairros – e não pelos seus nomes.

VOLTA ÀS AULAS: A Prefeitura de Cabreúva realizou na última semana os últimos preparativos da volta às aulas. Um dos trabalhos foi o de limpeza e capina nas Escolas Municipais, além de entregar diversos kits de materiais escolares para os alunos.

POUCA GENTE: Na manhã do último domingo, um pequeno grupo de pessoas – formada majoritariamente por integrantes do Partido NOVO – fez uma caminhada em protesto contra o projeto de aumento dos vereadores em Itu. O ex-vereador Eduardo Ortiz, que está no NOVO, participou do ato, que terminou em frente à Câmara.

DE VOLTA: As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Itu voltam na próxima segunda-feira (05), a partir das 18h. Será a primeira sessão sob comando do novo presidente Mané da Saúde. Nos bastidores, um grupo de estudos formado por quatro edis quer realizar mudanças no regimento – incluindo mudar o dia de realização das reuniões.

FUXISCÓPIO
O último boato da internet diz que o Corinthians vai ter o novo estádio sequestrado pela justiça, para leilão, já que Lula se utilizou do dinheiro da Odebrecht para construí-lo. Não tem problema. O Coringão volta para a “Fazendinha” do Parque São Jorge, afinal, o triplex não é dele, o sítio de Atibaia também não. Então o estádio também não é do Corinthians.