Dois Pontos – 02/12/17

Os servidores municipais de Itu estão inconformados com a atitude do Prefeito Guilherme Gazzola em não lhes conceder o recesso que outros Prefeitos criaram na semana que vai de 23 de dezembro a 02 de janeiro, totalizando 11 dias de folga. Eles alegam que, nesse período, a cidade fica praticamente parada e é quando a população menos necessita da Prefeitura. Com 4 mil funcionários, eles ameaçam um prejuízo político ao Prefeito, desconfiando que este poderá viajar nesse período. Parece que teria fundamento. No entanto, não há como negar a Gazzola mais do que o direito de tomar tal medida, o mérito de ter a coragem e a seriedade de fazê-lo. Não será nenhuma surpresa se o prejuízo político que Gazzola possa sofrer entre os servidores acabe compensando pelo “lucro” político que ele deverá ter entre o restante da população que, certamente, vai constatar que, de fato, há uma nova política em Itu. A conferir…

 

APOIO: Nesta semana, em seu perfil no Facebook, a militante do PSOL e ex-candidata a prefeita de Itu Monica Seixas publicou uma conversa com uma pessoa que dizia trabalhar para o deputado federal Herculano Passos e o ex-vereador Jabá. O rapaz informou a Monica que o ex-prefeito gostaria do apoio dela.

 

APOIO II: A resposta de Monica, porém, foi enfática: “Ele pode contar com minha oposição ferrenha”. A assessora da vereadora paulistana Sâmia Bomfim também chegou a sugerir uma “pauta” para a conversa: “Que tal a gente falar da falta de água e das maravilhosas vezes que nos encontramos, eu e vocês, óbvio, apanhando muito da GM?”.

 

ESPUMA: A espuma fétida que advém de cidades da região metropolitana de São Paulo novamente invadiu Salto. Nesta semana, o acesso a uma rua ficou interditado por conta desse “caos ambiental”. As autoridades saltenses vêm tentando cobrar dos municípios poluidores uma compensação, mas até agora nada.

 

PERIGO: Recentemente, um morador da Rua Mario Antônio Camargo, no Jardim União, em Itu, foi surpreendido com a presença de um escorpião em sua residência. Agentes de Zoonoses agendaram visita ao local. A rua é conhecida pelos constantes entulhos depositados em um terreno, o que acarreta o surgimento do animal peçonhento.

 

IDEIA: Uma ideia antiga volta a ser repetida continuamente por cidadãos de Itu: será que não existe uma lei que proporcione aos proprietários de imóveis nas ruas do Centro a reformar suas calçadas e depois descontar os gastos no IPTU? Ou será que existe outra solução?

 

INOVAÇÃO: Nesta semana, a primeira-dama e secretária de Cultura e Turismo de Cabreúva Mari Martin anunciou, por meio das redes sociais, a criação da cerveja oficial do Festival de Inverno do município. A bebida, preparada durante a 1ª edição feita em julho, recebeu como ingrediente a cocada da “Tia Maria”, conhecida doceira do município.

 

SOM ALTO: Uma pequena loja que fica na Barão do Itaim, ao lado da Igreja Matriz, tem perturbado os fiéis que frequentam a Capela do Santíssimo, no citado templo, se utilizando de um serviço de som que, pelo alto volume, azucrina até mesmo os passantes pelo local. Às quintas-feiras, quando há a Missa das 12 horas com a Benção do Santíssimo, é pior ainda. Será que alguém pode tomar providência?

 

RESTAURANTE: Quem não se lembra do restaurante “O Rancho” que, por vários anos, se especializou em servir pioneiramente o prato “Porco no Rolete”, sendo que este fechou as portas posteriormente. Há pouco tempo, um comerciante tentou reativá-lo, mas não deu certo. Mas as instalações estão ainda lá, na Estrada dos Romeiros, esperando que alguém restaure o ponto e a comida deliciosa.

 

SEGURANÇA: A partir de segunda-feira (04), a Guarda Civil Municipal de Indaiatuba realizará a “Operação Papai Noel”, para reforçar o policiamento nas áreas comerciais e nos bairros da cidade, até o dia 24 de dezembro. A notícia animou a população, que afirma que os índices de assaltos diminuíram nos últimos anos no período devido a essas ações.

 

DEMORA: No último domingo (26/11), a demora para o início do concurso da 8ª Cãominhada de Itu causou entristecimento em algumas pessoas, fazendo algumas deixarem o evento mais cedo do que o esperado. Apesar disso, um bom público participou da caminhada propriamente dita, mesmo com o tempo nublado.

 

ENCONTRO: O prefeito de Porto Feliz Dr. Cássio Habice Prado recepcionou, na última terça-feira (28/11), uma comitiva com representantes de sua cidade-irmã, a chinesa Wuxi. O encontro teve como principal objetivo apresentar aos chineses os atrativos do município para a realização de investimentos e a implantação de empresas.

 

MÍDIA: Mais uma vez, por intermédio do esporte, Itu deverá ter divulgação nacional. Além do tradicional Ituano Futebol Clube, agora o Funvic/Ituano, time de Basquete feminino começa, a partir de janeiro, a disputa da Liga de Basquete Feminino, a LBF Caixa-18. Uma verdadeira seleção está sendo montada.

 

MÍDIA II: A começar pelo técnico, o premiadíssimo e mais que vencedor Antonio Carlos Barbosa, o time já tem confirmados quatro jogadoras que já passaram pela Seleção Brasileira e várias outras no mesmo nível deverão ser anunciadas em breve. Todos os holofotes esportivos deverão focar Itu a partir de janeiro.

 

SEM PEDÁGIO?: Uma fonte segura revelou ao JP que o prefeito de Cabreúva Henrique Martin, com o apoio do deputado estadual Rodrigo Moraes, está prestes a anunciar, após firmar parcerias com empresas da cidade, que irá iniciar as obras de asfaltamento de uma rota alternativa para que os cabreuvanos não paguem mais pedágio. Henrique é conhecido por sua determinação e garra no enfrentamento às necessidades da população.

 

FUXISCÓPIO
Qual será o novo Presidente que virá inaugurar o Trem Turístico entre Itu e Salto, ao final do ano que vem: Lula, Alckmin ou Bolsonaro?