Dois Pontos – 03/03/18

A economia nacional teve um resultado positivo de 1% (um porcento!) relativo ao ano de 2017. Pode parecer pouco, mas se comparado ao ano anterior, onde o mesmo item foi de quase 3% negativo, então houve uma melhora por volta de 4%, o que não chega a ser desprezível. Para este 2018, tanto o Governo como especialistas esperam que o resultado final chegue aos 3% ou até mais um pouco. Falando à reportagem deste jornal, profissionais ligados ao ramo automobilístico e também ituanos imobiliários confirmaram a possibilidade desses dados estarem corretos, pois ambos os segmentos estão sentindo melhoras na situação. Tendo em vista que ainda existe a crise, e ela ainda causa melhores preços e oportunidades, talvez seja o momento certo para investimentos e compras. Antes que os preços voltem ao normal…

 

PONTUAIS: Recentemente, surgiu uma conversa a respeito de uma nova leva de demissões na fábrica da Heineken em Itu. Segundo os comentários, diversos funcionários seriam desligados. Porém, em contato com a cervejaria, o JP foi informado de que apenas ocorreram desligamentos pontuais de colaboradores que já não vinham desempenhando a contento.

 

EM SOROCABA: O presidente Michel Temer (MDB) teve compromisso oficial marcado ontem (02) em Sorocaba. Na oportunidade, ele participou da Cerimônia de entrega de ambulâncias do SAMU. Essa é segunda visita recente de Temer à região, visto que em novembro último ele esteve em Itu.

 

NOVA MUDANÇA: Os vereadores de Itu devem realizar uma nova mudança de horário – e agora também de dia – das sessões ordinárias. Alguns edis querem que as reuniões ocorram às quartas-feiras, com início às 14h. A justificativa é que eles teriam mais tempo na semana para estudar os projetos.

 

NOVA MUDANÇA II: Quanto ao retorno para o período vespertino, a justificativa é que a população – que pediu que as sessões fossem para o horário noturno – não tem comparecido (o que é um fato). Porém, não seria uma mensagem errada dada pelos vereadores em voltar a um horário que desagradava boa parcela da sociedade ituana?

 

ENCONTRO: Na noite de quinta-feira (1º), o PSDB de Itu realizou um encontro político com importantes líderes do partido. Estiveram presentes na cidade o secretário estadual do Turismo Fabrício Cobra e a deputada estadual Maria Lucia Amary – ambos cada vez mais próximos dos Executivo municipal.

 

AUSÊNCIA: Durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos da FATEC em Itu, foi sentida a ausência da deputada estadual Rita Passos e do deputado federal Herculano Passos, “pais” da instituição na cidade. Ambos foram lembrados durante o discurso da diretora Juliana Verona, que também enalteceu a atual administração municipal.

 

REVOLTA: A semana foi marcada por revolta dos moradores do bairro Pinhal, na cidade de Cabreúva. Isso porque um cachorro de rua, alimentado pelos residentes no local, foi morto violentamente enquanto dormia no asfalto. O animal, de acordo com testemunhas, foi atropelado propositalmente, com o autor fugindo logo depois.

 

DESTAQUE: Com suas constantes operações, a Polícia Militar vem obtido bons resultados em Itu, com flagrantes de pessoas dirigindo veículos, embriagadas, além de apreensões de entorpecentes. A queda nos índices de roubo e homicídios também merece destaque.

 

FEIRA NOTURNA: A Feira Noturna de Itu, que acontece todas as sextas-feiras no Mercado Municipal, tem sido uma boa opção para quem trabalha durante o dia realizar suas compras. E também de lazer, já que conta com a venda de pastéis, churrasquinhos, bolos, lanches e, ainda, shows ao vivo uma vez por mês.

 

MUSEUS: A Casa da Cultura de Porto Feliz sediou, na última segunda-feira (26/02), o VII Encontro Regional de Museus do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). A reunião tratou sobre diversos assuntos pertinentes às instituições e demais demandas que os profissionais de Museus têm em seu dia a dia.

 

DESENVOLVIMENTO: Foi inaugurado na última segunda-feira (26/02) um centro de pesquisa da multinacional Lonza na cidade de Salto. A inauguração indica avanço e desenvolvimento nas pesquisas de áreas como higiene, biociências e tratamento de águas, e também coloca o município saltense em nível de capacidade para tal progresso.

 

VACINA: No dia 24 de fevereiro, mais de 11 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em mutirão ocorrido em Indaiatuba. O número superou as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde. Somente no Hospital Dia, na região central da cidade, foram aplicadas cerca de 2.240 doses.

 

ATÉ NO DOMINGO: Com o afluxo inédito no número de turistas visitando Itu, nos finais de semana, nota-se inclusive uma novidade comercial na cidade: primeiro foram as lojas do Centro permanecendo aos sábados o dia inteiro com as portas abertas. Agora, as chamadas “lojas chinesas” estão funcionando também aos domingos…

 

ÁGUA: Embora a TV de Sorocaba esteja levantando a questão da falta de água naquela cidade, e envolvendo também Itu na notícia, vale a informação de que os reservatórios ituanos estão plenos. Uma pergunta: quando a CIS vai iniciar o desassoreamento nas represas de Itu? Ou já estão realizando e ninguém sabe?

 

FUXISCÓPIO

Quem esteve no Carnaval de Rua na Capital de São Paulo (maior do Brasil) pode ver e constatar que a cerveja AMSTEL, fabricada pela HEINEKEN, tomou conta do pedaço. Foi um sucesso!