Dois Pontos – 04/08/18

A morte de uma jovem estudante em Salto, vítima da febre maculosa, acendeu o sinal de alerta na população de toda a região. O medo é pelo fato do transmissor da doença agir de forma “sorrateira”. O carrapato-estrela usa como hospedeiros preferencialmente os equídeos, mas também podem portar esse tipo de artrópode animais domésticos e capivaras. Capivaras estas que podem ser vistas em alguns pontos da cidade, como região de mata e até dentro de condomínios. Alguns condôminos já expressaram preocupação com isso, pois, somente neste ano, 15 pessoas já morreram de febre maculosa no Estado de acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo. Os sintomas da doença normalmente aparecem entre dois e 14 dias após a picada. Os enfermos podem ter dor de cabeça, febre alta, dores no corpo, calafrios e apresentar manchas vermelhas. Em caso de suspeita, procure assistência médica.

 

MAIS CURSOS: A Fatec de Itu está pleiteando junto ao Centro Paula Souza a abertura de um novo curso matutino na área de Gestão Empresarial. Para isso, a direção precisa apresentar dados que validem o interesse deste curso pela comunidade e a participação da população é essencial neste processo. Um formulário on-line foi disponibilizado no Facebook da faculdade, mas já se encontra encerrado.

 

DOS OUTROS: Com o elenco profissional do Ituano sem atividade desde março, o Novelli Júnior virou “casa dos outros” nos últimos meses. Além de receber algumas partidas das categorias de base do Galo, o estádio vem sediando jogos da reta final do Campeonato Amador e também do sub-20 do Palmeiras, que disputa a Copa do Brasil.

 

AMBULÂNCIA: Na quinta-feira (02), a Secretaria de Saúde de Porto Feliz recebeu uma nova ambulância, totalmente equipada, para atender a população. A aquisição da ambulância foi realizada pela Prefeitura e parte do recurso é fruto de emenda parlamentar.

 

DESTAQUE: A exposição “Taipas, tijolos e telhas”, pertencente ao acervo da Secretaria de Cultura de Itu, estará entre as atrações da Anfamec (Feira de Negócios para Indústria de Cerâmica Vermelha) 2018, que será realizada no Expo Dom Pedro em Campinas nos dias 22, 23 e 24 de agosto. O evento é considerado o maior encontro deste setor no mundo.

 

ASFALTO: As obras de recapeamento promovidas pela Prefeitura de Itu estão avançando. A Rua Ignácio Rodrigues D’Avila, uma das principais do bairro Padre Bento, já começou a ser recapeada. Ela integra a lista de 94 ruas que deverão ser beneficiadas em vários bairros da cidade.

 

AMBIENTAL: O SAAE de Indaiatuba, em parceria com a Fazenda Pimenta, iniciou o plantio de cinco mil mudas de árvores nativas no entorno de uma nascente localizada na fazenda como uma das ações do Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes no município. As ações são coordenadas pelos Engenheiros Ambientais do SAAE.

 

APROVAÇÃO: O I Festival do Churros e Brigadeiro, organizado no estacionamento da Prefeitura de Itu no último final de semana, foi um sucesso. Aprovado pelo público de toda região, o evento contou ainda com sugestões de melhorias para as próximas edições, publicadas na página da administração municipal no Facebook, que por sua vez foram prontamente respondidas.

 

CONFIRMADOS: Em Salto, além da educadora Mércia Falcini (Podemos), o vereador Kiel Damasceno e o médico Dr. Angelo tiveram seus nomes oficializados para disputarem como candidatos a deputado estadual e federal, respectivamente, pelo PROS. Já Laerte Sonsin (PR) foi confirmado como candidato a deputado estadual.

 

FLEXIBILIDADE: No Encontro ACII realizado na quinta-feira, o CEO da Têxtil Santa Rita, Felipe Nicolau Khoury, disse que, por conta de um entrave legal, acabou levando as vagas de mão de obra que abriria em Itu para São Paulo. Ele sugeriu então mais flexibilidade ao Poder Público. Plínio Bernardi Jr., secretário de Planejamento, se mostrou aberto ao diálogo.

 

ELOGIOS: O gerente regional do SEBRAE-SP, Alexandre Martins, elogiou o projeto da Prefeitura que possibilita a abertura de alguns tipos de empresas em até dois dias. Ele disse que isso é muito aquém do que é visto pelo Brasil. Martins destacou que 70% dos empregos em todo o País estão nas micro e pequenas empresas.

 

FUXISCÓPIO

Também no encontro, o presidente Rafaello Lorenzon rebateu críticas de que o evento teria caráter político-partidário. De forma elegante, o empresário disse que a política está presente em nossas vidas – inclusive na realidade dos comerciantes e industriários. Boa.