Dois Pontos – 05/01/19

Mais um Réveillon e mais uma vez foi grande o número de casos de cachorros e gatos que desapareceram de suas casas, devido aos fogos que foram soltos em diferentes pontos da cidade de Itu. Assim como em anos anteriores, os proprietários dos animais criticaram os fogos e voltaram a questionar a respeito da lei do vereador Sérgio Castanheira (PV), aprovada em março de 2017, que proíbe a soltura de fogos acima de 65 decibéis. Na época, o projeto aprovado em segunda discussão gerou polêmica. Para os próximos anos, munícipes sugeriram a queima de fogos sem estampido. Em Cabreúva, cidade vizinha, foi realizada dessa maneira, em dois diferentes pontos da cidade. Se a medida não colocou fim no desaparecimento de animais, diminuiu o número, bem como levou um conforto maior para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais ou em situação de enfermidade, sejam acamadas em suas residências ou no hospital.

 FAKE NEWS: No dia 28 de dezembro, uma notícia falsa viralizou através do WhatsApp dando conta do falecimento de um conhecido empresário da cidade de Itu. Apesar da rápida propagação, a morte foi desmentida com a mesma velocidade.

VIOLÊNCIA: Nas duas últimas semanas, chamou a atenção em Itu o número de casos de violência contra a mulher. Ao todo, foram registradas seis ocorrências, em diferentes pontos da cidade, sendo que uma delas foi uma tentativa de homicídio.

RANKING: De acordo com dados apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que levaram em consideração o ano de 2017, a cidade de Itu é a 187ª com mais nascimentos em todo o Brasil (2.286). Um número expressivo, uma vez que o país possui 5.570 municípios.

RANKING II: Cabreúva conquistou o 11° lugar no ranking do Programa Município Verde Azul com a nota de 89,86. Esta é a mais alta posição atingida pela cidade desde que o Programa foi criado, em 2011. Naquele ano, Cabreúva ficou apenas em 367° lugar entre os 645 municípios paulistas.

ATENÇÃO: A ciclovia, que agora percorre a Avenida Galileu Bicudo em toda a sua extensão e atende alguns bairros afastados do Centro, foi uma realização benéfica para a população, mas a segurança ainda precisa ser avaliada, já que alguns trechos, com terrenos baldios e mato alto, estão sem a iluminação adequada.

MANUTENÇÃO: No dia 1º de janeiro, a Rua Paula Souza (Centro) foi interditada por cerca de três horas para a desobstrução de uma rede de esgoto no local, manutenção feita por operários da CIS (Companhia Ituana de Saneamento). A operação irritou alguns motoristas, pois o acesso às ruas próximas da Paula Souza tinha que ser feito pela Galileu.

SAUDOSOS: Quem não se lembra dos “martelinhos”, extinta profissão exercida principalmente por garotos que tiravam o mato que crescia entre paralelepípedos nas ruas de Itu? Pois quem passa pela Rua Piauí, em pleno Bairro Brasil próximo à Escola Pinheiro Júnior, deve se lembrar dos “martelinhos” com muita saudade…

PÚBLICO: A presença da torcida na estreia do Ituano na Copa São Paulo foi bem acima que a registrada em anos anteriores. Mais de duas mil pessoas prestigiaram a bela vitória sobre o Sinop/MT e hoje a expectativa é de público maior ainda.

FUXISCÓPIO
Ocurrupaco não consegue entender o que motiva algumas pessoas a torcer pela queda de avião só porque não gostam do piloto, sendo que elas também estão a bordo…