Dois Pontos – 05/05/18

Causou inesperada repercussão na região a notícia segundo a qual o Ministério Público teria acionado a justiça para que o Prefeito, Vice e Secretários Municipais de Itu fossem obrigados a devolver aos cofres públicos a reposição inflacionária nos próprios subsídios, no total de 4,56%, reposição essa aprovada pela Câmara de Vereadores. Imediatamente, adversários políticos tudo fizeram para dinamizar o fato na mídia, principalmente na televisão que abraçou a “causa” sem tomar maiores cuidados. Eis que a justiça deu a ação como improcedente, resultando em vitória política do Prefeito Gazzola e seus secretários, apesar de que os acusadores não tenham tido a decência de dar à notícia da decisão da justiça a mesma repercussão que foi dada à denúncia do Ministério Público. Ficou ruim tanto para o canal de TV como para os praticantes da velha política que se utilizaram da internet (novamente) para mal informar o povo.

 

DESTAQUE: A jornalista e pré-candidata a deputada estadual Monica Seixas foi destaque em uma matéria do “Estadão” sobre grupos de renovação política. Ao jornal paulistano, a psolista falou sobre as diferenças ideológicas dos integrantes da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (Raps), grupo ao qual faz parte.

 

AZAR: O deputado federal Herculano Passos voltou a falar sobre a legalização dos jogos de azar no Brasil. Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, o parlamentar participou de um seminário sobre o tema, que foi realizado em Brasília no último dia 26. Representantes dos EUA estiveram no encontro, dando exemplos de modelos a serem seguidos pelo país.

 

CURSO: A Prefeitura de Salto iniciou na última quarta-feira (02) o treinamento de primeiros socorros para os profissionais da educação. A iniciativa é da Secretaria da Administração e da Secretaria da Educação, em parceria com o Senai de Salto, e o curso segue até o mês de junho, com 12 turmas.

 

INVERSÃO: O vereador Dito Roque solicitou a inversão dos trabalhos da Câmara na primeira sessão em novo formato, realizada na quarta-feira (02). Resultado: as votações terminaram antes das 18h, horário que vinham iniciando as reuniões legislativas. Normino da Rádio comentou o fato, lamentando a mudança.

 

DISCRETO: O vice-prefeito Caio Gaiane vem fazendo uma participação discreta na atual administração. O político da Rede Sustentabilidade representa o prefeito Guilherme Gazzola em alguns eventos, nunca roubando a cena. Muitas vezes passa despercebido pela população, que não o reconhece.

 

CAMPANHA: O Fundo Social de Cabreúva iniciou esta semana as ações da Campanha do Agasalho 2018. Os donativos podem ser entregues na sede do Fundo, que fica na Rua Paraíba, 703, Jacaré, e também em outros pontos que estão participando da arrecadação.

 

TALENTOS: No último domingo (29), Itu esteve representada em duas emissoras de TV em rede nacional. À tarde, durante o programa “Agora É Com Datena”, na Band, as irmãs e cantoras Stephanie e Giovana Sanchez participaram do quadro “Caixa de Talentos”, enquanto que à noite, a cantora mirim Isabelly Tiemy esteve mais uma vez no quadro “Dono do Trono”, no Programa Silvio Santos, no SBT.

 

EXAGERO: Na última terça-feira (1º), chamou a atenção o fato de muitas pessoas moradoras das cidades de Itu, Salto, Sorocaba e região, por exemplo, marcando no Facebook que estavam seguras quanto ao incêndio que destruiu um prédio ocupado no Centro de São Paulo. O fato fez de uma tragédia um “espetáculo virtual”, gerando críticas e longos debates na internet.

 

APROVAÇÃO: A abertura do 26º Maio Musical, realizada no feriado do Dia do Trabalho (1º), foi um sucesso e muito bem recebida pelo público. Além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, com “As Quatro Estações”, de Vivaldi, o evento foi marcado pela despedida da secretária de Cultura Érika Hayashi Kikuti.

 

AUSÊNCIA: Durante a Sessão Solene da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, que aconteceu no último sábado (28/04), em Itu, o nome de alguns vereadores foi citado. No entanto, somente o presidente da Câmara Mané da Saúde e o vereador Macruz compareceram.

 

VACINAÇÃO: A Prefeitura de Porto Feliz está recomendando a todos criadores e produtores de animais que realizem a vacinação contra a raiva. A vacina pode ser encontrada nas revendas de produtos agropecuários (para bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e equídeos) e no Centro de Controle de Zoonoses para cães e gatos.

 

BLOCKBUSTER: “Vingadores: Guerra Infinita” ocupará até quarta-feira todas as três salas do cinema de Itu. O filme vem atraindo grande público. No feriado, o shopping contou com filas gigantescas de pessoas atrás de um ingresso para conferir a super-produção, que deve se tornar a maior bilheteria de todos os tempos na história do cinema.

 

BLOCKBUSTER II: Já o nacional “Nada a Perder”, cinebiografia do Bispo Edir Macedo, saiu de cartaz após ficar em exibição por um mês em Itu. O filme teve uma bilheteria inflada por fiéis da Igreja Universal, que compravam ingressos para as sessões e distribuíam para pessoas interessadas em conferir.

 

ACABOU?: Ao perder para o Uninassau na noite da última quinta-feira (03), o Funvic/Ituano foi eliminado dos playoffs da Liga de Basquete Feminino. Fica agora a expectativa sobre o futuro das meninas e do técnico Antonio Carlos Barbosa. O time seguirá defendendo Itu? Uma coisa parece certa: dificilmente a Funvic seguirá à frente do projeto.

 

FUXISCÓPIO

Como em política tudo é possível, corre o boato em Itu que haveria a possibilidade do Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, apoiar um candidato ituano para deputado. O apoio de Geraldo é mais disputado do que água no Saara. Mas, por enquanto, nada existe de concreto.