Dois Pontos – 07/04/18

O fato surpreendente da política em Itu nesta semana foi a permuta que o deputado federal Herculano Passos promoveu, trocando o PSD, ao qual esteve ligado nos últimos anos, pelo MDB, partido que tem como figura maior o Presidente da República Michel Temer. Diz o deputado, cuja esposa Rita Passos permanece no PSD, que no MDB terá mais oportunidade de desenvolver seu trabalho legislativo, mas para quem conhece política, sabe que no MDB ele terá mais chances de conquistas para se reeleger, com obras em todo o Estado, considerando que durante a campanha deverá ter o apoio da Presidência da República, visto que Temer cogita a própria reeleição e fica no cargo até o final do mandato.

 

SEM TELA: Novidade implementada no início de 2015 nos ônibus de Itu, as telas com informações, publicidade e notícias da cidade aos poucos foram sumindo. Os passageiros não sentiram tanta falta (pois as notícias veiculadas geralmente eram desatualizadas), mas a tela era um recurso interessante para prestação de serviço.

 

ARQUIVADO: O projeto de autoria do vereador Macruz que obrigava o cinema em Itu a exibir filme com legenda e audiodescrição para deficientes auditivos foi arquivado pelo Jurídico da Câmara. Segundo parecer do diretor jurídico Renato Christofoletti, a propositura esbarra em lei federal e regulamentação da Ancine.

 

ANIVERSÁRIO: A Feira Noturna de Porto Feliz completou um ano nesta semana. A iniciativa de estimular o comércio local gerou a oportunidade de vendas para produtores rurais e artesãos, além de promover um espaço de lazer e apresentações culturais.

 

POLÊMICA: Foi recebido com polêmica o projeto de lei de autoria do Executivo ituano que quer proibir apresentações em semáforos, ação de flanelinhas e panfletagem sem autorização. Em post na página da Prefeitura, muitos cidadãos elogiaram a propositura. Porém, uma grande parcela criticou a ideia, tachando-a de autoritária.

 

NOVO LOCAL: A organização do Rodeio Itu divulgou nesta semana que a edição 2018 do evento acontecerá em novo local: a Arena Itu. O espaço fica localizado próximo ao Parque Maeda, que recebeu o evento ano passado. O Rodeio neste ano ocorre em dois finais de semana, entre os dias 6 e 15 de setembro. As atrações ainda não foram divulgadas.

 

VERBA: O Governo do Estado liberou nesta semana R$ 1,2 milhão para a recuperação de 1,8 km de extensão da Rodovia SP-73, onde está localizado o Centro Administrativo da Lojas CEM, em Salto. O convênio foi assinado pelo prefeito Geraldo Garcia por intermédio do deputado estadual Rogério Nogueira.

 

REUNIÃO: Após a reunião realizada na Associação Comercial, a Prefeitura de Itu recebeu comerciantes para discutir a respeito do decreto que definiu o tamanho da placa de propaganda e as cores das fachadas dos estabelecimentos. Durante o encontro, ficou acordado que será analisado o caso de cada comerciante para adequação das fachadas.

 

QUEM?: A direção do Ituano ainda pode herdar uma vaga na Série D, por conta de uma possível desistência do Mogi Mirim. Mas, se isso acontecer, como montar um time competitivo em duas semanas se pelo menos oito jogadores importantes já foram embora?

 

REPRESENTAÇÃO: A cidade de Cabreúva foi representada na WTM Latin America, principal evento do setor de viagens e turismo da América Latina. Foram oferecidos para degustação queijos do Sítio Pé do Morro no estande do Roteiro dos Bandeirantes no evento, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

MÚSICA: O Abril Pro Jazz começa neste sábado e se estende até o final do mês em Indaiatuba. As apresentações são todas gratuitas e acontecerão no teatro do Centro Cultural do Jardim Morada do Sol, sempre às 20h. A primeira apresentação será da Big Band Villa-Lobos, com músicos da Corporação Musical Villa Lobos.

 

MANIFESTAÇÃO: Chamou a atenção o grande número de pessoas que participaram da manifestação em favor à prisão do ex-presidente Lula na noite da última terça-feira (03), no Centro de Itu. Diferente de outros atos contra o governo federal ou até mesmo municipal, este contou com pouco mais de 400 pessoas.

 

ALIENAÇÃO: Embora atualmente as redes sociais tenham uma grande força na comunicação, a falta de interesse por assuntos políticos ainda ronda parte da população, que desconhecia a motivação da manifestação que estava ocorrendo nas ruas onde moram ou trabalham, demonstrando completo desinteresse sobre o assunto.

 

FUXISCÓPIO

Os meios políticos de Itu ficaram surpresos positivamente com a visita que o novo Governador Márcio França acaba de fazer à cidade. O homem esbanjou simpatia e simplicidade, qualidades que o povo interiorano admira.