Dois Pontos – 07/07/18

Está prevista para começar neste mês as obras de revitalização do Mercado Municipal de Itu, que já foi um dos principais cartões-postais da cidade e nos últimos anos encontra-se praticamente abandonado. Orçada em cerca de R$ 4,5 milhões, a reforma promete tornar o espaço num atrativo formidável para uma estância turística como a nossa. É só ver o point que se tornou o Mercadão de São Paulo, hoje um espaço de convivência dos paulistanos e turistas de todo o Brasil. Além disso, a verba usada para a reforma é específica para a área do turismo. Então de nada adianta bradar nas redes sociais que não é hora de se gastar com isso, que Itu tem outras prioridades, porque esse dinheiro não poderia ser usado para outra coisa mesmo. Resta a nós aguardar 18 meses para conferir o resultado das obras. Que seja o melhor possível!

 

RESPONSÁVEL: A empresa responsável pela reforma do Mercadão de Itu, vencedora da licitação, é a carioca Concrejato. Num grupo no Facebook, um cidadão especula que a construtora foi a mesma responsável pela construção da Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, que desabou em 2016, matando duas pessoas. Uma meia-verdade.

 

RESPONSÁVEL II: Segundo matéria da IstoÉ Dinheiro de fevereiro deste ano, a Concrejato está independente do Grupo Concremat, responsável pelas obras da ciclovia. A tradicional empresa, com 40 anos de estrada, está à frente de obras no metrô de São Paulo, reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, e mira ocupar o espaço deixado pelas construtoras investigadas pela Lava Jato.

 

CURSOS: O Fundo Social de Cabreúva, em parceria com o Cabreúva do Futuro, abriu inscrições para os cursos de Libras, Logística e NR10 – Segurança de Instalações e Serviços com Eletricidade. Os cursos serão realizados na sede do Fundo Social e terão início no mês de agosto.

 

INCÔMODO: Apesar de importantes, as obras da adutora Mombaça geraram, nesta semana, um incômodo no trânsito em frente ao Posto Puma, no Rancho Grande. Com trecho bloqueado, os motoristas precisavam desviar para a Avenida Eugen Wissmann, gerando transtorno. Pior para os usuários de ônibus, que deram uma grande volta.

 

NO BAIRRO: Na próxima quinta-feira (12), a partir das 19h, ocorre a terceira reunião do projeto “Prefeito no Bairro”. Desta vez, Guilherme Gazzola estará com representantes de seu governo no Ginásio “Dirceu Cordeiro da Silva”, localizado na Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova. O evento é voltado para os moradores da região do Pirapitingui.

 

DESTAQUE: Porto Feliz recebeu a 34ª colocação entre as 100 cidades mais desenvolvidas do País, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O município teve nota geral de 0,8632. A análise também revelou que Porto Feliz foi a 48ª cidade que mais gerou empregos no País.

 

CONTINUAM: Três meses após o polêmico projeto de lei visando proibir apresentações artísticas e outras atividades em locais que constituam perigo ao trânsito, motoristas e pedestres, os artistas de rua seguem se apresentando em diversos pontos do Centro da cidade de Itu.

 

VAGAS: Foi aberto o período de inscrições para o 2º semestre do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Porém, aqui em Itu, há apenas cinco vagas para o curso de espanhol, no período da manhã, já que os cursos de inglês e japonês estão cheios. Mais informações devem ser adquiridas no CEL de Itu, na Escola “Regente Feijó”.

 

NOTIFICAÇÃO: A Prefeitura de Indaiatuba vai apresentar defesa contra os argumentos da Rápido Sumaré em relação a uma notificação que suspendeu a determinação do depósito de R$ 1.032.513,93, valor que a empresa deveria depositar em conta judicial para que os cidadãos tenham o direito de receber seus créditos de vale-transporte não utilizados.

 

QUEIMADAS: A cidade de Salto está registrando ocorrências de queimadas novamente. Na manhã da última terça-feira (03), bombeiros e homens da Defesa Civil precisaram controlar um incêndio no Jardim Marília, próximo ao viaduto da linha férrea. Nessa época de estiagem, todo cuidado é pouco.

 

FUXISCÓPIO

Com a proximidade da reintegração de posse do Cemitério Pedra da Paz, os ocupantes ganharam apoio de grupos que até então não os auxiliavam, como o MTST. Até o presidenciável Guilherme Boulos, do PSOL, é esperado na ocupação.