Dois Pontos – 09/06/18

Na sessão de Câmara desta semana, os vereadores ituanos que recentemente foram vítimas de uma “fake news”, imputando a eles o recebimento de propina para a aprovação de projeto, repercutiram o caso e discutiram maneiras de utilizar melhor as redes sociais. Mas, ao que tudo indica, o combate a esse tipo de “notícia” deve se acentuar. Segundo um estudo americano, a probabilidade de uma notícia falsa ser compartilhada na internet é até 70% maior do que a de uma notícia verdadeira. Ou seja, reforça-se neste momento o compromisso da mídia tradicional – em especial o rádio e o jornal – em oferecer Jornalismo de qualidade. Este periódico vem fazendo a sua parte.

 

ALFINETADA: Durante a sessão da Câmara na última terça-feira (05), o vereador Dito Roque deu uma “alfinetada” nos edis Sergio Castanheira e Giva, com passagens pelo Partido Verde, dizendo que os mesmos, quando na legenda, não fizeram ações em prol do meio ambiente.

 

TEMPO: O vereador Reginaldo Carlota criticou o pouco tempo hábil para estudar o projeto que institui o Plano Diretor de Turismo de Itu. Segundo o edil, teve uma semana para estudar a propositura de 600 páginas – comparando a quantidade com o tamanho de três best-sellers. Em tempo: o projeto foi protocolado na Câmara em 25 de abril deste ano.

 

CONTRATAÇÕES: A multinacional americana WestRock Brasil, que está se instalando em Porto Feliz, deu início ao processo de contratação. As vagas são nas áreas de operação, manutenção, almoxarifado, logística, planejamento, faturamento, mecânica e elétrica, entre outras.

 

PRÉ-CANDIDATO: Segundo informações obtidas pelo Periscópio, o ex-vereador Paulo Henrique de Paula Santos é pré-candidato a deputado estadual para as eleições de outubro deste ano. Anteriormente, seu filho, o vereador Henrique de Paula Santos, era cotado para uma possível candidatura.

 

PRÉ-CANDIDATO II: Outro nome que surge na disputa para as eleições deste ano é o de Ikaros Júnior, que foi candidato a vereador no pleito de 2016 e obteve 620 votos. Agora, ele assumiu a presidência municipal do Solidariedade e deverá tentar o cargo de deputado federal.

 

IDOSOS: O prefeito de Salto Geraldo Garcia assinou na terça-feira (05) o termo de prorrogação que permitirá a construção do Centro de Convivência do Idoso. Com isso será possível dar início ao processo licitatório para a construção do espaço voltado à pessoa idosa, no centro de lazer “Prof. Edmur Ignácio Sala”, no Jardim Maria José.

 

DESPERDÍCIO: Na manhã de quinta-feira (07), diversos livros pertencentes a um sebo na Vila Nova teriam sido jogados em um contêiner de lixo. A informação se espalhou pelas redes sociais. Nossa reportagem esteve presente no local e constatou que não havia vestígio de livros, bem como populares das proximidades negaram qualquer ação do tipo.

 

TRABALHO: As campanhas das equipes das categorias de base do Ituano – Infantil, Juvenil e, principalmente, Juniores – no Campeonato Paulista estão muito boas, deixando claro que o trabalho sério com a garotada deverá render excelentes frutos ao clube.

 

APRENDIZAGEM: O Espaço Fieclabs, que funciona no Polo Shopping Indaiatuba, terá uma oficina gratuita de preparação e manipulação de hidratantes para o corpo e sabonetes artesanais. A atividade será realizada hoje (09), às 14h e às 16h, pelo curso técnico de Farmácia. Os sabonetes serão naturais e elaborados com óleos essenciais que não agridem a pele.

 

ELETRÔNICA: Mesmo sem o Tomorrowland (que não deverá acontecer novamente no Brasil tão em breve) e com o fechamento da tradicional Anzu, Itu continua sendo um dos referenciais em música eletrônica. A cidade recebe em 22 de setembro a 22ª edição do festival XXXperience, que contará com grandes nomes do cenário musical. O evento será no Parque Maeda.

 

FLAGRANTE: A Polícia Militar prendeu quatro homens em flagrante por organização criminosa, receptação de carga roubada e tentativa de corrupção ativa em Cabreúva. A quadrilha foi presa com um aparelho que bloqueia sinal de rastreamento e também R$ 19.430 em dinheiro.

 

AMBULÂNCIA: Itu deverá receber uma nova ambulância. O veículo foi obtido por intermédio do deputado federal Major Olímpio, que indicou o município para ser beneficiado pelas Emendas Coletivas da Bancada Paulista da Câmara dos Deputados, junto ao Ministério da Saúde. O prefeito Guilherme Gazzola recebeu a notícia nesta semana, por meio de ofício.

 

FUXISCÓPIO

Uma recente pesquisa da corrida à presidência da República mostra o deputado Jair Bolsonaro na liderança nos três cenários testados. Mas um detalhe chamou a atenção: a pesquisa inclui o nome de João Doria – que é pré-candidato ao Governo de SP – e não conta com o nome do ex-presidente Lula…