Dois Pontos – 0912/17

A enquete realizada por este jornal nesta semana mostra que a maioria da população é contrária ao aumento no número de vereadores em Itu, de 13 para 19. Evidentemente a preocupação principal diz respeito ao possível aumento de despesa com a Câmara Municipal. O assunto é controverso e a população, nestes tempos de crise, tem motivos para ficar na defensiva. Porém, o argumento do projeto também apresenta pontos consideráveis. Por exemplo, não restam dúvidas de que, pelo menos numericamente, o povo estará mais representado com 19 do que 13 edis. Mais ainda, haveria mais chance de opiniões diversificadas para cada projeto. Ainda importante seria o aumento na dificuldade do Executivo para cooptar vereadores, coisa que já ocorreu na cidade, em administrações anteriores, se mostrando a atual livre desse hábito, felizmente. Todavia, o assunto é tão importante que deve ser discutido muito e com urgência, embora os outros seis vereadores seriam acrescidos só em 2020.

 

EMENDA: O deputado estadual Jorge Wilson (PRB), o “Xerife do Consumidor”, indicou uma emenda de R$ 200 mil, publicada no Diário Oficial do Estado de 02 de novembro, para a reforma da Escola Estadual “Dr. Cesário Motta”. O anúncio foi feito pelo ex-vice-prefeito Neto Beluci, que é assessor parlamentar do deputado.

 

MANSÃO: A modelo e apresentadora Ana Hickmann disponibilizou um vídeo no YouTube em que mostrou todos os detalhes da gigantesca sala da sua mansão localizada em um condomínio de luxo em Itu. A atitude gerou controvérsias. Enquanto muita gente gostou, teve quem achou ostentação demais.

 

CARTADA: No último dia 23 de novembro, o senador José Serra (PSDB) escreveu um artigo para o jornal “Estadão” criticando o projeto de lei que legaliza os jogos de azar – medida defendida pelo ex-prefeito e deputado federal Herculano Passos (PSD). Serra diz que a medida só traria prejuízos e elenca diversos contras.

 

ELEIÇÃO: Na próxima sexta-feira (15) acontece a sessão para a escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal. Tudo caminha para a vitória de Mané da Saúde (PRB). Por enquanto não há nenhum outro nome no páreo. Diferente do noticiado na quarta-feira, o vice deverá ser Thiago Gonçales (PR) com Dito Roque (Podemos) de primeiro-secretário.

 

SEM APOIO: O vereador Reginaldo Carlota (PTB) foi um dos que assinaram o projeto para aumentar o número de cadeiras na Câmara. Entretanto, segundo comunicou na internet, ele retirou o apoio. Segundo o edil, ele está voltando atrás por conta das sucessivas rejeições de requerimentos que vêm fazendo.

 

LEGENDADO: Após lançar apenas dois filmes com opção legendada em Itu, o cinema do Plaza Shopping traz duas esperadas produções com o idioma original: “Extraordinário” e o novo “Star Wars”. A notícia agradou os fãs da sétima arte, que comemoraram nas redes sociais.

 

ORGULHO: Foi apresentada oficialmente a equipe Funvic/Ituano de basquete feminino, um time que deverá dar muitas alegrias ao torcedor e projetar ainda mais a cidade na mídia esportiva nacional. Vai ser ótimo reviver os dias de glória do Ginásio Joaquim Dias, onde a equipe mandará seus jogos.

 

ACESSIBILIDADE: A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, abre na próxima semana o espaço acessível e remodelado da Biblioteca Pública Municipal. A obra foi realizada por meio de um convênio com o Governo e faz parte do Projeto de Acessibilidade em Bibliotecas. A Biblioteca de Salto recebeu um kit com sete equipamentos, que somam o valor de R$ 64 mil.

 

NATAL: A 2ª apresentação da Parada de Natal de Indaiatuba ocorre neste sábado (09), a partir das 20h, e comemora o aniversário dos 187 anos da cidade. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece na Marginal Esquerda do Parque Ecológico (em frente ao Barco). O desfile contará com sete elementos alegóricos e 30 grupos, sendo 12 novos.

 

RECONHECIMENTO: Durante a solenidade de formatura da 2ª Legislatura dos Vereadores Mirins, na manhã do último sábado (02), o presidente do Legislativo José Galvão (DEM) convidou para compor a mesa o ex-vice-prefeito e ex-vereador Josimar Ribeiro, o homenageando, uma vez que foi ele o autor da lei do programa, em 2013.

 

DESTAQUE: José Galvão estará na cidade de São Paulo na próxima quinta-feira (14), na OAB, defendendo os projetos do “Vereador Mirim” e “Café com Vereador”, que concorrerão a um prêmio da OAB Nacional e Estadual. A solenidade reforça o destaque que os projetos ganharam durante o ano de 2017.

 

REUNIÃO: O prefeito de Cabreúva Henrique Martin deve ter, na próxima semana, uma reunião com a ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de transporte do Estado), com o intuito de encontrar uma solução quanto ao impasse do pedágio. O chefe do Executivo deve obter novidades a respeito do caso em breve.

 

SORRIA: Acontece neste sábado (09), em Porto Feliz, a campanha “Sorria para a Vida”, que tem como objetivo a prevenção do câncer bucal. Cirurgiões dentistas voluntários realizarão atendimentos em uma van adaptada na Praça da Matriz, das 9h às 15h. O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa pode ser examinada.

 

Fuxiscópio

Um fotógrafo, que até pouco tempo tentava manter-se em evidência e agora curte completo ostracismo, esteve esta semana em um supermercado do centro. Embora com várias vagas no estacionamento, o cidadão ocupou uma destinada a deficientes físicos. Fez suas compras e foi embora com a maior naturalidade.